1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

HOJE VEJO A RUSSIA COM UM OLHAR “BOLSHOI”

BOLSHOI significa GRANDE. 

“Que não tenhamos desculpas quando a vida bater a nossa porta e nos convidar para um novo passeio.” (Marcely P. Gastaldi) 

A Rússia, oficialmente Federação Russa, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. Presidente: Vladimir Putin. Capital: Moscou. Moeda: Rublo russo. Línguas oficiais: Língua russa, Língua ucraniana, Língua azeri, Língua tártara, Língua Tchuvache, Língua Tuviniana.

O Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foram formados através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou, porém a capital da URSS ainda era Leningrado. A partir de 1776 esse grupo passou a integrar a companhia do Teatro Petrovski, um local construído para abriga-los.

Atualmente, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Praticamente em todos os países do mundo ele é praticado e possui ligas e confederações. São bilhões de torcedores no mundo inteiro, torcendo pelos seus clubes e por suas seleções nacionais. O evento esportivo mais lucrativo e esperado do mundo é a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos, sendo acompanhada por mais da metade da população mundial. Esse esporte mundial movimenta quantias imensuráveis de dólares todo ano, em função dos contratos televisivos e também dos patrocínios.

O futebol, como esporte moderno, foi criado na Inglaterra do século XIX. Entretanto, muitas pesquisas mostram que o jogo de bola, tanto praticado com os pés como com as mãos é praticado bem anteriormente ao século XIX.

A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1930, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão.

“Cada encontro é uma oportunidade.” (Renata Vasconcelos JN Rússia 04.07.18)

Percebi que os Russos são humanos, têm sentimentos, patriotas, alegres e carrancudos, gente como a gente, que chora se alegra e vibra diante da sua seleção. O mundo vermelho que sempre nos apresentavam com as suas limitações de liberdade, fraquezas e domínio dos governantes rígidos e intolerantes com a discórdia e desobediência está mudando. Parece que também amam, respeitam e seguem as leis. Demonstram respeito e integridade nas suas ações. 

Durante um daqueles flashes de televisão na Rússia vi Bruna Cantanhede Gaglionone, maranhense de Caxias, com as suas colegas do Ballet Bolshoi. Na coxia assistiam ao jogo da Rússia através de um celular durante a apresentação de Raymonda. Era uma mistura de vibração, animação, ansiedade e expectativa entre a coxia e o palco. Pensava que apenas os brasileiros eram fanáticos por futebol, mas os russos também podem ser. Basta a seleção está jogando que tudo muda de figura a Rússia, França, Inglaterra, Bélgica, Croácia, Suécia e Brasil. se igualam. Uns mais fanáticos outros mais equilibrados, mas todos torcedores e defensores da sua pátria amada. Apesar de Bruna ter declarado naquela entrevista que desejava uma final entre Brasil e Rússia, acrescentando que a desculpassem porque o seu coração era brasileiro, não se concretizou o seu desejo, mas o futebol e o ballet não serão mais o mesmo após esta copa. 

“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!” ((Friedrich Nietzsche)

O ballet é a paixão russa enquanto o futebol é a paixão dos brasileiros que sofrem a amargura de mais uma oportunidade perdida, enquanto os russos se orgulham da organização e do sucesso deste grande evento da copa do mundo. Devem sentir-se honrados e privilegiados por assediar o maior evento esportivo do mundo com toda a pompa, alegria e limitada abertura para uma nova perspectiva. Porque daqui para frente a Rússia não será mais a mesma, tudo será diferente.

“Pegue todos os “nãos” que a vida te fez engolir e transforme em canção para te ajudar a seguir. A grandeza não está em tocar sempre a melhor música, mas em aprender a dançar corretamente todas as melodias.” (Fernanda Gaona) 

A Rússia não será mais a mesma após a copa do mundo de 2018. Não será vista com o mesmo olhar por todo o mundo. Tem sim uma beleza impar que precisa ser reconhecida. Neste encontro de nações alimentadas pela busca da taça do mundo de futebol todos ganham até os perdedores.

“O humor é o mérito de nossa nação. Cáustico e amargo, de coração simples e intricado, o humor russo viveu os anos mais ferozes e desesperados. E eu gostaria de acreditar que continuaremos uma grande nação enquanto pudermos fazer piada.” (Serguêi Dovlátov) 

A taça hoje seguira para a França, conseguir o seu segundo título ou para a Croácia, com a sua primeira vitória numa copa do mundo após separação da Iugoslávia que nunca antes conseguiu um feito tão espetacular. 

Nesta decisão que se aproxima sou metade Francês porque a minha querida São Luís foi fundada por Franceses e metade Croata pela participação diferenciada neste mundial, determinados, fortes e destemidos venceram todos as batalhas com foco, coragem e bravura. 
Ao campeão o meu reconhecimento. O mérito dos guerreiros que venceram a batalha com entusiasmo, senso de patriotismo, sem quedas desnecessárias e cabelos pintados. 

Ao Brasil a esperança do HEXA na vigésima segunda copa do mundo de futebol no Catar em 2022.

É a final de copa do mundo! Viva o futebol o ballet Bolshoi e a diversidade! 

“Nunca pense que está sozinho quando você vive futebol, respira futebol. Isso significa que você faz parte dessa paixão mundial pela bola porque futebol além de um esporte é um ideal de vida.” (Vinicius) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *