“Nós criamos nossos próprios limites… Nada é impossível se acreditamos que podemos sempre mais!” (Damaris Ester Dalmas)
Às vezes ficamos parados, limitados, sem perspectivas e achamos que tudo esta bem…
Dentro de você tem uma água parada que precisa ser renovada. Se for sempre restaurada lhe traz vida, mas se ficar parada, estática, inerte, dormente, empoçada, represada, “estagnada” irá cheirar mal e precisará de tratamento para voltar a ser saudável.
“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.” (Viktor Frankl)
Tenho duas referências recentes que vou usar para ilustrar o desenvolvimento do tema:
O primeiro ocorreu na semana passada quando estava ministrando um treinamento sobre segurança do trabalho. Ao final sempre peço aos participantes o feedback (opinião) sobre algo marcante. Um dos participantes disse: “Você falou que tudo é dinâmico e nunca tinha pensado nisso – isso marcou e não vou esquecer”.
Jacaré que fica parado vira bolsa. A nossa vida é dinâmica em constante movimento. Somos movimento, ainda que estejamos parados: o coração bate, o sangue circula, os neurônios se comunicam e processam as informações, as células se reproduzem, os demais órgãos trabalham em sintonia para manter o funcionamento do corpo. Os pensamentos flutuam e viajamos parados a lugares distantes nunca imaginados. Fazemos coisas que na realidade nunca faríamos.
O segundo diz respeito a dois jovens que conversei numa pizzaria e loja de moveis:
Ontem estava numa loja de moveis em São Luís. Quando uma jovem do lado de fora acenou para mim – e chegou próximo com um Jornal na mão – com um telefone e um endereço confuso mais ou menos assim: precisa-se de vendedora – telefone para contato: 98- 9 Xyzw 8800 entregue seu currículo na rua X, prédio Y Próximo à loja “ Raiuga”.
Quando ela se aproximou de mim pedindo ajuda para encontrar aquele endereço, percebi o seu rosto suado, aquele semblante de desespero e esperança. Fiquei sensibilizado. Logo pensei o quanto aquela garota de aparência humilde devia ter andado na busca dos seus sonhos.
Peguei o meu telefone e liguei para aquele numero com o propósito de ajuda-la. Ninguém atendia. Vi a tristeza no seu semblante.
Poderia ter sido um motivo para ela desistir, mas ao contrario. Aquela garota determinada seguiu em frente com suor no rosto e um jornal amassado na mão rumo aos seus objetivos. Não posso afirmar que ela conseguiu o emprego almejado. No entanto, alguns minutos depois de ter passado na loja – Lá estava ela novamente batendo no vidro da loja para me agradecer por ter encontrado o desejado endereço, e provavelmente ter deixado e o seu telefone e endereço para contato.
Certamente ela conseguirá algo primeiro do que aqueles que estão sentados no sofá de suas casas à espera do emprego ou qualquer oportunidade.
Estejam certos de que o exemplo daquela garota e a conversa com um vendedor de pizza que contou da sua dinâmica de vida – dormindo todos os dias às três da manhã e acordando as cinco para levar o filho à escola – num esforço sobre humano para garantir o emprego e atender a todos os clientes com um sorriso abundante – de quem parece não ter dificuldades na vida.
Estas pessoas me fizeram refletir e escrever este artigo para vocês que estão acomodados e reclamando da vida. . Vejam como a ação contagia.
“Uma atitude positiva pode não resolver todos os seus problemas, mas ela irá incomodar uma quantidade suficiente de pessoas para valer o esforço.” (Herm Albright)
Não podemos ficar parados. A vida nos oferece inúmeras oportunidades e possibilidades.
Como dizia um amigo, que muito admiro com o qual trabalhei durante 17 anos: “O cavalo selado só passa uma vez – e não devemos perder as oportunidades”. A pedra lançada não retorna. Há três coisas que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida.
A vida nos oferece oportunidades que devemos pegar na hora. Já desperdicei algumas, agora quero levar você a refletir sobre este assunto para não cometer os mesmos erros que cometi e continuo cometendo em algumas decisões. Apegando-me a coisas que não valem a pena e deixando passar oportunidades de ouro que não voltam mais. A única vantagem de tudo isso é que serve de inspiração para outros se motivarem a fazer diferente. Por isso escrevo sobre as minhas decepções, frustrações, alegrias e sucessos. quem sabe um dia serei percebido, e toda essa historia tenha valido a pena.
“O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas.” (Antoine de Saint-Exupéry)
Precisamos viver como se cada dia fosse o ultimo, com entusiasmo, vibração, Fe, coragem e determinação nada poderá nos deter senão a morte inevitável. Ainda assim: Quando um homem faz o que considera importante, trabalha com amor e foco, cumpre o dever para com a sua família, o seu povo e o seu país, pode descansar em paz. Viva a vida!
“Uma pessoa sem atitude, é uma pessoa sem valor, que morrerá no anonimato, pois a única coisa que cai do céu é a chuva.” Promessius (Vinícius Hermano)
A sabedoria popular é soberana quando se tratam de lições de vida, provérbios populares e frases de efeito.
Nestes dias fui presenteado com frases de efeito oriundas de pessoas simples em momentos distintos: Água parada fede. Água parada não move moinho. Jacaré que fica parado vira bolsa. Camarão que dorme a onda leva. Está na hora da onça beber água. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Cão que ladra não morde.
Estes provérbios me fizeram refletir sobre a vida… Os paradoxos e as dificuldades que algumas pessoas transformam em barreiras intransponíveis por falta de iniciativa para mudar a realidade pela submissão à preguiça, inércia da vida fácil e medo de enfrentar os desafios de frente.
É para estes que dedico este artigo. Ao lerem estas verdades já poderão se esconder no subterfúgio de suas mentes, na escuridão dos pensamentos negativos, na “carcaça”, blindagem ou couraça… E sequer encontrem coragem para continuarem a aventura desta leitura. Estas proteções o impedem de avançar com determinação e foco.
Quebre a inércia e defina um novo rumo para a sua vida. É preciso ser “contra intuitivo” treinar o corpo e a mente para ir além do “obvio” e sair da vulgaridade e se libertar destas limitações que o escravizam.
“No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais” (Mahatma Gandhi)
Saiba o que fazer quando a água do seu lago ficar verde e você estiver parado, sem perspectiva, desanimado e sem esperança:
“Cada vez que pensamos que o problema não é nosso, essa atitude é o problema.” (Stephen Covey)
Levante-se e comece caminhando, depois dê passos largos, em seguida corra em baixa velocidade, seguida da velocidade extrema.
Todos os dias você pode: lavar a louca, cortar o gramado do jardim, consertar o cano furado, arrumar o deposito, varrer a casa ou o carro seu ou do vizinho, de graça ou remunerado.
Não tenha vergonha de trabalhar ainda que ganhe abaixo daquilo que você mereça.
Faca qualquer coisa que possa manter a sua vida integra e alinhada com os seus valores e princípios. Não se desvie deles para obter facilidades e vantagens indevidas. Não se torne escravo da inércia e das lamentações.
“Coragem, atitude, fé e determinação. Sem isso, seus sonhos vocês jamais os terão.” ( Dheyck Traub Amaro)
Ensine algo que você sabe, aprenda o que não sabe, leia bons livros, escreva sobre a sua vida ou sobre assuntos diversos, não precisa de perfeição para produzir o melhor que você sabe. Vá atrás do emprego que você deseja e não desista enquanto não encontra-lo. Nada poderá detê-lo.
“Quanto mais eu vivo, mais eu percebo o impacto da atitude na vida. Ela é mais importante que o passado, que a educação, que o dinheiro, que as circunstâncias, que os fracassos, que os sucessos, e do que as outras pessoas pensam, dizem, ou fazem.” (Chuck Swindoll)