Por José Carlos Castro Sanches
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção. ” (Paulo Freire)
Na Alumar, tudo começa no C.T.A. Tudo começa na base. Após o nascimento, a educação é o pilar para o desenvolvimento intelectual, social e espiritual. Inicia-se no ambiente familiar e tem continuidade na escola. Vai além quando requer aprimoramento pessoal e profissional para aplicação no ambiente de trabalho. Treinar para a vida é o desafio que se faz presente, todos os dias, nesse espaço designado para essa missão árdua e gratificante.
As empresas comprometidas com o desenvolvimento visualizam o futuro investindo na capacitação e treinamento de seus empregados e prestadores de serviços. Assim faz a Alumar: mantém um Centro de Treinamento com uma equipe de multiplicadores capacitados para garantir o entendimento dos procedimentos básicos e específicos a serem aplicados nas frentes de trabalho, buscando o aprimoramento contínuo, zero incidente, qualidade, produtividade, lucratividade e, acima de tudo, integridade física e mental dos trabalhadores, sustentada nos valores da excelência e cuidado genuíno com as pessoas, que representam o maior patrimônio da Alumar.
O C.T.A. (Centro de Treinamento da Alumar) é um ambiente que, ora revitalizado, representa um sustentáculo de educação profissional, onde os trabalhadores têm a oportunidade de receber as orientações básicas e específicas essenciais para realizarem com maestria as tarefas diárias nas frentes de trabalho, com destaque para a segurança, o meio ambiente, a higiene ocupacional, as regras de conduta ética, a qualidade, os processos industriais, as rotinas operacionais, o atendimento a requisitos internos e os aspectos legais aplicáveis, dentre outros, que compõem o portfólio de treinamentos oferecidos e administrados por competentes multiplicadores que tornam possível essa missão, suportados por uma equipe dedicada de profissionais que organizam agenda, cronograma e planejamento diário desses treinamentos. Sem estes, nada seria possível.
É prudente reconhecer que tudo isso se tornou possível pelo inequívoco compromisso das lideranças da Alumar que acreditam e investem fortemente em treinamento, capacitação e desenvolvimento de seus empregados e contratados. A prova desse compromisso se faz visível neste ato de revitalização estrutural e metodológica, com a participação da Equipe Líder da Alumar, com destaque para RH, EHS, Refinaria e Diretoria.
É possível transformar o mundo a partir de pequenas ações que, multiplicadas e fortalecidas, serão instrumentos para o aprimoramento dos processos da Alumar.
Estamos certos de que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa. A vida e a saúde devem ser prioridade absoluta. Queremos ter a certeza de que as pessoas que aqui trabalham recebem o melhor treinamento e capacitação, para estarem aptas a trabalhar num ambiente saudável e seguro e possam retornar íntegras para casa.
Essa é a missão precípua do C.T.A. e, por extensão, de todos nós que fazemos parte desse magnífico projeto.
Agradeço pela oportunidade de participar desse momento exemplar e parabenizo todos pela iniciativa, responsabilidade e proatividade em educar para a vida. Quem sabe faz a hora; não espera acontecer! Muito obrigado!
“ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. ” (Nelson Mandela)
São Luís, 04 de agosto de 2019.
José Carlos Castro Sanches
É professor, escritor, cronista e poeta maranhense.
Membro Efetivo da Academia Ludovicense de Letras – ALPL
Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança e outros nove livros inéditos.
Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta.
Adquira os Livros da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS04.08.2019. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.