Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

“O sucesso não é final, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta.” (Winston Churchill)

Em 27 de novembro de 2025, a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM, inaugurou a sua sede na Rua Euclides Farias, 25, Cohama, São Luís do Maranhão, ao lado da Igreja Menino Jesus de Praga, certamente recebendo as suas bênçãos.

A AMCLAM foi fundada em 31 de maio de 2018, nos seus sete anos de existência com relevantes serviços prestados para o fortalecimento das ciências, letras e artes no Estado do Maranhão tem demonstrado ousadia e pujança dentre as academias ludovicenses, sendo merecedora de honra pelo atributo de ser uma das academias mais atuantes e destacadas em nosso estado, tendo à frente como Presidente o acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, destemido defensor da arcádia, líder realizador, entusiasta da causa literária e cultural e dedicado promotor da entidade. “A ousadia é o primeiro passo para o sucesso.” (Nelson Mandela)

Agradeço pelo convite e parabenizo a todos que tornaram possível essa conquista, especialmente ao amigo e confrade acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira, pela condução do prestigiado sodalício. Durante a solenidade de inauguração da sede fomos brindados com uma magnífica palestra sobre o papel das academias de letras ministrada pelo acadêmico Raimundo Marques, que sob a tutela dos seus confrades e confreiras soube explorar com profundidade a temática, levando os presentes a uma reflexão sobre as vertentes que abduzem as academias literárias e oráculos que por vezes se adornam dos pelerines das academias para elevarem o ego, com pouca ou nenhuma contribuição para a literatura, arte e cultura.

Assim, nos fez refletir de forma serena e verdadeira sobre o papel e compromisso das academias e dos seus membros. Parabenizo o confrade Raimundo Marques pela visão equilibrada e pureza na sua avaliação apresentada durante o evento.


A sede tem um espaço com dependências projetadas para o conforto e acolhimento dos acadêmicos e visitantes, localização privilegiada com estacionamento privativo, recepção, escritório, salas de reunião e apresentações, biblioteca, cozinha, um grande auditório, banheiros e demais aposentos para realização das atividades do silogeu e outras afinidades.

A AMCLAM é a casa da transformação, do conhecimento, do desafio, da realização, da interlocução madura e produtiva entre os opostos. É a casa da palavra, da arte, da ciência e da visão. É a casa da renúncia, da criação, da inovação, do crescimento e do sucesso pessoal e profissional. “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.” (Robert Collier)

Certamente seguem a máxima de Ralph Waldo Emerson, ao dizer: “A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.” Evoca a grandeza do Brigadeiro Feliciano Falcão, dos que os antecederam com o legado de firmeza, coragem e sabedoria, construindo a história de sucesso da briosa academia.

O que lhes desejo é maturidade e competência para prosseguirem com determinação, bravura, força, foco, fé e ousadia na árdua e gratificante missão literária, desbravando o mundo invisível tornando-o visível por meio das suas ações e realizações.

Elana Lindquist, já dizia: “Sucesso significa realizar seus próprios sonhos, cantar sua própria canção, dançar sua própria dança, criar do seu coração e apreciar a jornada, confiando que não importa o que aconteça, tudo ficará bem. Criar sua própria aventura!”

Vocês fazem a diferença! Parabéns à AMCLAM e a cada um dos seus membros efetivos e correspondentes. Que Deus seja louvado!


“A realização é o resultado da perseverança e da dedicação.” (Mahatma Gandhi)


São Luís, 28 de novembro de 2025.
José Carlos Castro Sanches. (Rosário – MA/BR, 26/03/1962). É Químico Industrial, L.do. em Química, cursou Engenharia Civil. Esp. Eng. Amb. e Hig. Ocupacional. Professor, consultor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta. Membro Efetivo da Academia Literária do Maranhão – ALMA, ocupante da Cadeira 03, patroneada por Josué Montello, da Academia Maranhense de Trovas – AMT, patroneada por Gonçalves Dias, do PEN Clube do Brasil, da ALPL, AMCIBA, ARLAC, ALAC, UBE, SCLMA, FALMA, AMEI e, sócio correspondente da ALAC, AVL, , AILCA e ACLAPREV.

Detentor da Comenda de Mérito Literário Gonçalves Dias, em reconhecimento pela defesa, promoção e valorização da Cultura Brasileira e Título Honorífico de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, concedidos pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Livros publicados: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas, Gotas de Esperança, A Vida é Um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô; Pétalas ao Vento; Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Divagando na Fantasia em Orlando, Me Leva na Mala; O Voo da Poesia; A Poética do Rei Duplo e Momentos do Cotidiano. Borboletas & Colibris, ECOS da AMT e TROVOAR (em parceria). Coautoria em diversas antologias brasileiras. Tem a literatura como hobby. Acredita que escrever é um ato de amor e liberdade!

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS28.11.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
Contatos e endereços eletrônicos:
Telefone: (98) 9 8135 – 9372
Site: www.falasanches.com
E-mail: jccsanches26@gmail.com
Facebook: josecarlos.sanches
Instagram: sanches_josecarlos
LinkedIn: José Carlos Castro Sanches
Rádio Fala Sanches WEB: https://falasanchesradioweb.shop/







