1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

LÍDER OU CHEFE? EIS A QUESTÃO!

O chefe do futuro num grande vácuo entre poder e autoridade!

“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.” (Franklin Roosevelt)

Esse chefe pode ser você. Então vá em frente na leitura desse artigo e avalie se você é líder ou chefe e tem poder ou autoridade. Boa leitura e reflexão!

Uma pequena pausa para reflexão que dedico aos jovens talentos que aspiram ascendência nas organizações de sucesso, negócios, relações sociais e familiares.

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra” (John C. Maxwell)

O simples fato de você assumir uma posição de destaque numa empresa, organização ou qualquer outro negócio, padaria, clube, oficina, comércio, restaurante… inclusive numa família não o torna líder com autoridade.

“Muitos gestores e líderes confundem no dia a dia a força dessas duas ações: ter poder e ter autoridade”.

“A palavra poder em alguns dicionários significa: potencia, vigor, soberania, posse; já autoridade diz respeito a uma influência ou prestigio que um indivíduo exerce sobre outro. Tais significados foram bem apresentados no livro o Monge e o executivo de James C. Hunter. 

A autoridade para o monge refere-se ao ato de influenciar uma pessoa para que ela cumpra com aquilo que é desejado.

Essa autoridade é conquistada por meio da admiração e do respeito que um subordinado tem pelo seu superior. Por outro lado, uma pessoa que consegue com que outra cumpra uma tarefa por meio da forca e ou ameaças, utiliza-se do poder.”

“Em outras palavras, autoridade se resume ao ato de influenciar, e poder, o de coagir.” ( Autor desconhecido)

Liderança e autoridade não se conquistam por delegação. São conquistadas através de: consentimento, relacionamento interpessoal, simpatia, empatia, respeito mútuo, valorização do outro, boas maneiras de interagir e comunicar. 

O poder adquirido ou herdado não transforma um indivíduo sem qualificação num líder atrativo e convincente. 

O que torna um líder diferenciado e com autoridade é a sua capacidade de persuasão, dialogo, interação, engajamento com os pares, subordinados e níveis acima na organização.

Autoritarismo e arrogância, falta de respeito e abordagens intimidantes não surtirão efeito benéfico em nenhum relacionamento humano (trabalho, família, amigos) 

Os líderes de sucesso são moldados para a boa convivência e atitudes sábias conduzindo as suas equipes para o “pódio”. 

O líder autoritário e desagradável no trato afasta os parceiros, subordinados e sofrerá repulsa de todos que os rodeiam. Ainda que fingidores submissos e omissos aceitem as ofensas para não serem molestados. Estes lideres passam uma mensagem de insegurança e fraqueza ao tentarem obter tudo pela forca e coação. Um “chefe” sem futuro!

“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” (Klaus Balkenhol, cavaleiro alemão)

Conquistamos espaço e influenciamos pessoas quando temos autoridade e respeito. Advindos dos princípios básicos da boa conduta e relacionamento.

Os resultados fluirão naturalmente quando o compromisso das pessoas que lideramos ou influenciamos é absorvido de forma natural e contagiante. 

“O melhor líder é aquele que tem senso suficiente para pegar homens bons para fazer o que ele quer e o autocontrole para não se intrometer enquanto eles o fazem.” (Theodore Roosevelt, ex-presidente americano)

O fato de recebermos uma missão não nos transforma num herói. Assim como adquirir um palácio não nos transforma num rei. Salto alto e insensatez tornam os alucinados pelo falso poder em verdadeiros ditadores. O que permite a criação dos redutos de submissão inflados pelo EGO do chefe que perde a noção de civilidade, bons modos e respeito mútuo, buscando escravizar os súditos e submetê-los à sua redoma num ambiente de pouca criatividade, limitação das iniciativas de progresso, baixo rendimento da equipe, individualismo, não atendimento de metas e objetivos planejados e nenhum desenvolvimento de equipes de alta performance.

Pé no chão e sensatez é o que recomendo para estes “ultrajadores da autoridade.”

“O consentimento dos homens reunidos em sociedade é o fundamento do poder. Aquele que só se estabelece pela força, só pela força pode subsistir.” (Denis Diderot)

Não convencemos as pessoas através do grito, imposição e falta de educação. O convencimento e influência vêm pela decência, interação respeitosa, manejo no trato e autoridade conquistada.

Um simples gesto de desagravo e desafortunada abordagem ou palavras mal expressadas e lançadas ao vento como uma flecha pode arruinar uma relação, quebrar um vínculo, destruir uma equipe, comprometer resultados, estancar um projeto de sucesso e ruir estruturas solidas construídas ao longo de anos com muito trabalho, suor, dedicação e engajamento de pessoas competentes, responsáveis e comprometidas com o que fazem.

“A equipe é o espelho do seu líder. Para o chefe carimbeiro, equipe cartão de ponto. Para o líder, equipe comprometida com o resultado.” (Fagner Gouveia)

A juventude, a inteligência e a falsa ilusão de saber tudo não poderá se sobrepor e subestimar a experiência e a maturidade daqueles que construíram e continuam de forma determinada e competente construindo e desenvolvendo trabalhos diferenciados e consistentes nas empresas, escolas, igrejas, hospitais, fabricas, ONGs, comunidades, famílias entre outros negócios que envolvem lideres novos e pessoas experientes.

Da mesma forma que granjeamos cargos ou títulos os perdemos quando não conquistamos as pessoas para construirmos juntos as nossas missões e sermos capazes de desafia-los a voos mais altos e seguros.

“É próprio do chefe exigir obediência, mas, a humildade do líder conquista o respeito.” (Neemias Bispo)

Só conseguimos essa proeza quando as pessoas com as quais trabalhamos ou convivemos confiam plenamente em nossa capacidade de liderança e associam as nossas conquistas às suas próprias conquistas.

“As pessoas só valorizam aquilo que ajudam a construir” (Autor desconhecido)

Quando a construção é solida sedimentada na rocha não haverá forca capaz de destruí-la. Se ao contrario for erigida ou assentada da areia movediça sequer poderá manter-se em pé, na posição vertical ou sair sozinha da lama. Ainda que saiam da lama poderão cair no atoleiro.

Avalie como você está liderando seus negócios e lidando com as pessoas que fazem ele se manter ascendente. 

A sua atitude arrogante, negativa e infantil frente aos seus “súditos” poderá leva-lo ao fundo do poço, muito em breve.

“O líder nunca se coloca acima daqueles que o seguem, a não ser quando se trata de assumir responsabilidades. O chefe diz: Vá! O líder diz: Vamos!

Fique vigilante ao que fala. Controle a sua língua e soberba. Tudo poderá mudar da noite para o dia. A seu favor ou desfavor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *