1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

GALINHA NA COLEIRA?

Por José Carlos Castro Sanches

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. ” (Cora Coralina)

Em 12 de agosto de 2020 escrevi uma crônica denominada “Criatividade e Inovação” na oportunidade disse que a criatividade e a inovação podem ser aplicadas em tudo que se possa imaginar, basta pensar fora da caixa e construir a caixa com o que pensou.

Hoje enquanto visualizava um vídeo de uma senhora que passeava com um galo e uma galinha encoleirados como cachorro ou similar. Caminhavam vagarosamente pelo canteiro central de uma avenida movimentada, entre gramas, arbustos e curiosos, como se fosse habitual passear com galináceos encoleirados, enquanto os transeuntes e motoristas observavam com surpresa aquela cena pitoresca, percebi a criatividade e inovação daquela provecta domadora de frangos e frangas.

“Amo os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles o mundo é assombroso! ” (Rubem Alves)

Aquela mulher franzina, da terceira idade trazia naquele gesto carinhoso o que há de mais puro e genial entre o céu e a terra. Quem via os passos lentos da senhora, e a disciplina da dupla amarrada por dois cordões, tão bem adaptados, poderia crer que aquelas aves desde o ovo foram treinadas para vaguearem aprisionadas por grilhões como se fossem jumentos ou burros afeiçoados às rédeas, puxando as carroças pelas ruas das capitais e interiores do Brasil. Aquela cena inusitada me surpreendeu pela originalidade e capacidade de transformar ideia em ação. Cria em ativa idade, e inova ação: galo e galinha encoleirados e domados, divagando na fantasia.

“Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direção aos sonhos. ” (Luciano Luppi)

A criatividade antecede a inovação. Portanto, ser criativo não basta, ideias sem ação não significam nada. Vale dizer que admiro as pessoas que têm capacidade criativa, mas valorizo as que são capazes de transformar ideias em realizações. Ideia não vale nada, o que vale são as pessoas capazes de colocar as ideias em prática.

Pessoas criativas e inovadoras têm a capacidade de olhar além, ver as coisas de um ângulo diferente; perceber o que não é visível aos olhos; são orientadas para o novo, o diferente; normalmente saem da caixa; trazem novas ideias e criam novas possibilidades, independentemente da idade e da condição social.

A inovação está intimamente ligada a uma nova forma de executar, aplicando metodologia diferente da convencional, modificando e implantando processos diferentes, novos experimentos e soluções.

A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas. ” (Marcel Proust)

Galito e Galita na coleira foi o que vi de diferente nestes dias iguais, partindo do simples desejo de passear com as aves que estavam acanhadas no quintal exíguo, fugindo da solidão, Dona Inês procura algo que a faça sair da rotina familiar, onde provavelmente nada seria capaz de ocupar o precioso tempo ocioso, senão caminhar pastoreado galinhas pelos canteiros da cidade.

Tem tanta coisa que podemos fazer enquanto o tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. O que você tem feito para criar a sua marca, ter a própria história e deixar um legado para a posteridade? Já pensou nisso? Ainda é tempo de agir. Antes tarde do que nunca!

“Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada. ” (Jean- Jacques Rousseau)

São Luís, 10 de fevereiro de 2021.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras – ALPL

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança e outros dez livros inéditos.

Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS10.02.2021. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *