Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
A ALMA se confunde comigo, / num misto d’eu com ela, dela com’eu / no misterioso espaço divino, / invisível aos limitados olhos humanos. / A alma do poeta não tem sombra, nem luz, / ela é ao mesmo tempo negridão e claridade. / Negrid(ade) e clarid(ão). / A alma do poeta transpira liberdade. / A alma do poeta é a própria liberdade.”
Somos dotados de inteligência, capacidade criativa, sabedoria divina e senso de coletividade, unidos para promoção da literatura e engrandecimento da Academia Literária do Maranhão (ALMA) – na Ilha de São Luís, no Estado do Maranhão – por extensão no Brasil e além-mares.
Convidamos a todos que apreciam a literatura, a arte e a cultura para participarem conosco do VII SARALMA que será realizado durante a Feira do Livro de São Luís – FELIS, no dia 27 de setembro de 2025, às 19h – na Praça Maria Aragão. Durante o evento teremos a oportunidade de integração, ampliando as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, a relação de confiança e lealdade; trocar experiências e conhecimentos. Ao tempo em que aproveitamos a celebração para exercitarmos a empatia, a solidariedade, a generosidade; intensificarmos as parcerias para consolidação e aprimoramento da ALMA como entidade representativa da literatura maranhense. Como disse Leonardo da Vinci: “O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.”
Aguardamos você! Até lá!
São Luís, 23 de setembro de 2025.
José Carlos Castro Sanches.
Membro Efetivo da Academia Literária do Maranhão (ALMA), ocupante da Cadeira 03, cujo patrono é Josué Montello.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS23.09.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.