Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

“A literatura é a expressão da sociedade, é o espelho que reflete a alma de um povo.” (Machado de Assis)
A frutífera ilha que acolheu Osmar Gomes ainda criança, acompanhado da sua amada mãe e irmãos, foi palco do belíssimo evento de posse da nova diretoria da Academia Ludovicense de Letras, que será presidida no biênio 2026 a 2027, pelo ilustre acadêmico Osmar Gomes dos Santos.
“O amor é a capacidade de perceber o outro em sua totalidade.” (Erich Fromm)
Da sua história de superação e grande capacidade de resiliência para enfrentar as adversidades e conquistar passo a passo os seus objetivos com garra e determinação, é fácil perceber a sua capacidade de articulação para envolver as pessoas nas suas missões – claramente demonstrado pela mobilização de diferentes áreas: jurídica, literária, política e de diversos segmentos da sociedade: educação, direito, literatura, entre outras.

“A verdadeira liberdade é a capacidade de escolher como viver.” (Jean-Paul Sartre)
Um auditório lotado de convidados ansiosos para ver o desfecho de uma posse aclamada entre os literatos e juristas da capital e do interior do Maranhão – era a festa da literatura sob a batuta de Osmar Gomes. Silenciosamente, as cadeiras eram ocupadas, a plateia na espreita da palavra, formou-se a mesa com catorze autoridades, somavam-se o coral São João com belíssimas canções, o grupo de Teatro Beto Bittencourt com seus bonecos introduzidos pelo confrade Antônio Noberto deu o tom humorístico ao momento contando a história de vida e superação do novo presidente.
“A vida é um processo de se tornar quem você é.” (Carl Rogers)
A apresentação solene da confreira Sônia Amaral trouxe à luz o novo mandatário, sugerindo algumas pautas para serem aplicadas pela nova gestão. As palavras poéticas e bem articuladas do confrade Sanatiel Pereira, ex-presidente da ALL, deram o tom da cerimônia, retrataram a história, fortaleceram a parceria e passaram o bastão ao sucessor. Por fim, o discurso de posse de Osmar Gomes com o compromisso de fazer a diferença com liderança participativa.

“A literatura é a arte de dizer as coisas que não podem ser ditas.” (Jorge Luis Borges)
Na oportunidade, registrei algumas pérolas do Discurso de Osmar Gomes durante a posse: A nossa identidade é o nosso maior tesouro. Esta casa é o farol que impede que a literatura naufrague. A AAL permanece como reflexo do livro. A vida verdadeira é a literatura. O cânone e o novo não são inimigos. Nossa gestão será de pontes. Entre o papel e o digital.
“A criatividade é a capacidade de conectar coisas que não estavam conectadas antes.” (Steve Jobs).
Osmar Gomes de Sousa, juiz de carreira e acadêmico da Academia Ludovicense de Letras, é conhecido por sua atuação na área do direito e da literatura. Com uma carreira marcada por sua dedicação à justiça e à cultura, ele se destaca como um líder inspirador e um defensor da literatura maranhense.

“A liderança é a capacidade de inspirar e motivar as pessoas a alcançar um objetivo comum.” (John C. Maxwell)
A nova diretoria é composta por: Presidente: Osmar Gomes; Vice-Presidente: Roberto Franklin; Secretário Geral: Vinícius Bogéa; Primeiro secretário: Francisco Batalha; Segundo Secretário: Miriam Angelin; Primeiro tesoureiro: André Gonzalez; Segundo tesoureiro: Vavá Melo. O Conselho fiscal é formado por titulares: Sanatiel Pereira, Daniel Blume e Ceres Fernandes, e suplentes: Jucey Santana, Dilercy Adler e Agenor Almeida.

“A literatura é a esperança de um mundo melhor.” (Nelson Mandela)
A Fundação da Biblioteca Wilson Pires Ferro é um marco importante, uma homenagem àquele que primeiro pensou na criação de uma academia de letras para São Luís. Não queremos apenas ser lidos, queremos inspirar os leitores. Honraremos os patronos da ALL. Democratizar a cultura é papel central da academia – espaço plural, tolerante e democrático.

“O líder é aquele que sabe onde vai e é capaz de levar os outros consigo.” (Warren Bennis)
Osmar Gomes disse ter o desafio de bem suceder Sanatiel Pereira e os demais que o antecederam. Citou que estava transbordando de boa ansiedade para presidir a ALL, mas não estava sozinho – era um compromisso assumido por todos, uma gestão de 40 membros e 80 mãos, especialmente os diretores. Osmar Gomes segue a premissa de Ralph Nader: “Um verdadeiro líder não é aquele que tem seguidores, mas aquele que cria outros líderes.” Ele afirmou que juntos faremos com que o nosso sodalício faça a diferença e seja instrumento de inspiração para os ludovicenses.
Em meio à multidão como um oásis no deserto não terá lugar para a solidão como disse Paulo Coelho: “A solidão é a falta de comunicação consigo mesmo.”
Uma nova era se inicia, com a vibração e entusiasmo de cada acadêmico. Na oportunidade, agradeceu ao Governador Carlos Brandão pelo prédio doado para sediar a academia em sua sede definitiva como abrigo e ninho da literatura maranhense.

“A gratidão é a memória do coração.” (Jean Massieu)
O evento encerrou com um coquetel à altura da cerimônia de posse, regado a petiscos salgados, refrigerantes, sucos, vinho e boa conversa entre amigos e convidados. Além de fotos, entrevistas que se estenderam desde a chegada dos convidados na entrada para ao auditório, durante o evento e coquetel até o encerramento. O que move a árdua missão literária é o trabalho árduo dos visionários que, com força, foco, fé, coragem e capacidade realizadora transformarão sonhos em realidade para comemorarem juntos as conquistas do porvir, certamente muitas batalhas ainda serão vencidas durante a gloriosa jornada acadêmica, bem como os momentos para degustar o vinho e os petiscos da vitória com aqueles que ajudaram a atingir o pódio.
Há o tempo de plantar e de colher, o tempo de pensar e de agir, o tempo de sonhar e realizar, como disse o escritor Paulo Coelho: “A vida é feita de escolhas, e cada escolha é um novo começo.”
Estávamos todos extasiados com a beleza da festa literária, com a certeza de que a academia remava em boas mãos para transformar sonhos e projetos em realizações. O tempo dirá se estamos certos, mas a aura áurea do líder indica que o horizonte é fértil e a luz que brilha não apenas iluminará os caminhos do sucesso como também manterá a fotossíntese que aliada à chuva que começa a cair na Ilha Magnética regará as sementes, que vingará os brotos, crescerá, dará frutos saborosos, novas sementes e o ciclo da literatura na Atenas Brasileira se manterá continuamente na efervescência literária que tomou conta da nossa bela São Luís e se propaga por cada beco, rua, avenida…e além-mar.
Viva a Academia Ludovicense de Letras, viva Osmar Gomes, viva a literatura, a arte e a cultura maranhense.

“A liderança é a arte de inspirar e motivar as pessoas a alcançar o seu pleno potencial.” (John Quincy Adams)
São Luís, 05 de fevereiro de 2026.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS05.02.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

