1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

SEMENTE DE JASMIM (Tributo a Mhario Lincoln)

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

Gratidão é a palavra que melhor traduz o que tenho a dizer ao amigo Mhario Lincoln, escritor, poeta e jornalista maranhense, autor de obras que celebram a cultura e a identidade do Maranhão, filho da ilustre Flor de Lys Fialho Félix, nascida em São Luís, Maranhão. Flor de Lys iniciou sua carreira na imprensa escrevendo sobre eventos sociais e bailes de debutantes na década de 1960, estabelecendo-se como uma jornalista e apresentadora de destaque no Maranhão.

Uso deste expediente com licença do papel, da caneta e da máquina de datilografar que sempre me acompanharam na intensa jornada literária para agradecer a oportunidade de estarmos juntos nessa missão, especialmente pelo maravilhoso encontro na tarde de 16 de janeiro de 2026 na bela capital inteligente e ecológica de Curitiba. Foi um bate-papo enriquecedor onde pude conhecer um pouco da sua trajetória de sucesso junto à sua amada esposa.

Uma história de superação, crescimento e desafios vencidos com inteligência, maestria e visão de águia. O Maranhão tem na capital das araucárias um representante à altura do seu legado literário, poético e jornalístico, não apenas Flor de Lys mereceu aplausos, seu filho também repica o sino da glória, ecoa o canto do amor, do respeito, da justiça, da paz, da generosidade, da empatia e da fraternidade, além de luz na negridão, é farol que ilumina os caminhos da esperança, mantendo acesa a chama da amizade, da literatura, da arte e da cultura.

Floresceu no Estado do Paraná, sul do Brasil, a semente que parecia minguar na própria terra, mas o talento associado ao trabalho árduo, competência e dedicação, a semente plantada em solo fértil, brotou viçosa, cresceu e fez desabrochar o perfumado jasmim na cidade sorriso, como o oásis no deserto. Se é verdade que Santo de casa não faz milagre, o que dizer então dos que milagres fazem em outras plagas? Sorte não seria a resposta.

Certamente o que o fez prosperar diante das adversidades, e o tornou vencedor foi a ousadia, aliada ao conhecimento, foco, determinação e coragem, sem prescindir da sabedoria e proteção advindas do criador do céu e da terra. Portanto, não é por acaso que Mhario Lincoln, escritor, poeta e jornalista maranhense, com obras que celebram a cultura e a identidade do Maranhão, seja um exemplo de superação e dedicação à literatura.

Seu trabalho é de fundamental importância para o fomento e fortalecimento da literatura, arte e cultura do Maranhão, além de contribuir para a valorização de escritores, artistas e promotores da literatura maranhense em todo o mundo. Como protagonista do seu próprio destino, ele traduz sonhos em ação, mostrando que a distância entre o sonho e a realidade se chama ação. Sua obra é um exemplo inspirador para novos escritores e artistas, e sua dedicação à literatura é um legado valioso para a cultura maranhense.

Que a plenitude, o vigor e a resiliência sejam eternos companheiros na sua jornada desafiadora, criativa, inspiradora e transformadora. Finalizo com a certeza de que o nosso encontro na Churrascaria Boi Dourado na breve visita a Curitiba, ficará registrado e eternizado entre os melhores momentos do passeio, mas tudo que é bom dura pouco. Até o próximo encontro Mhario Lincoln. Que Deus seja louvado!

Curitiba, 16 de janeiro de 2026.

José Carlos Castro Sanches.

É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS16.01.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *