Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

“A amizade é o vinho da vida” (E.T. Bell)
Benedito Sanches é primo do meu pai, nasceu em Anajatuba, e reside em Imperatriz há mais de 60 anos, onde constituiu família com Adelaide Sanches, pais de duas filhas e um filho e dois netos. Benedito é um homem inteligente, empreendedor, de boa índole, percepção aguçada, extraordinária habilidade de comunicação, valores e princípios e visão crítica. Na breve passagem em sua “roça”, como ele chama a propriedade que conquistou e construiu com trabalho árduo e determinação. Ele aprendeu que existe o momento de partilhar os bens com os filhos e decidiu fazer com antecipação – a fim de resguardar as boas relações familiares após sua partida. Iniciativa que demonstra seu elevado senso de amadurecimento e maturidade.
Mas, o que digo é a introdução ao que me fez escrever sobre esse tema. O motivo da reflexão diz respeito à resposta ao questionamento que fiz durante o bate-papo neste sábado de carnaval. Perguntei-lhe: “Quem você considera como amigo? Ele prontamente respondeu: “Aquele que me acolhe quando bato à sua porta.”
“A amizade é a única liberdade que temos.” (Jorge Luis Borges)
Após a conversa cheguei à conclusão de que há verdade naquela sábia resposta. Um amigo de verdade é aquele que está com você, não importa o que aconteça. É alguém que conhece o caminho para o seu coração e pode encontrar você lá, mesmo quando você se perdeu, o acolhe com braços abertos, que o ouve sem julgar e que o ajuda a crescer.
Um exemplo disso é quando estamos passando por um momento difícil e precisamos de alguém para conversar. Um amigo de verdade é aquele que está lá para ouvir, para oferecer palavras de conforto e para ajudar a encontrar uma solução.
“Um amigo é alguém que sabe tudo sobre você e ainda assim o ama.” (Elbert Hubbard)
Refletindo sobre isso, percebi que a amizade é um presente precioso que devemos valorizar e cuidar. É importante ter amigos que nos apoiam, que nos incentivem e que nos ajudem a crescer. Após a agradável e promissora conversa pedi ao tio Benedito que escolhesse entre os livros que eu tinha em mãos “Divagando na Fantasia em Orlando” e “Me Leva na Mala” para presenteá-lo. Ele delegou a missão à sua esposa, que fez opção por “Me Leva na Mala”, por conter crônicas de viagem pelo nordeste brasileiro. Feliz eu fiz o autógrafo do livro dedicado ao casal e tiramos uma foto para registrar o encontro em sua chácara no município de Governador Henrique de La Roque na fronteira com Davinópolis.
Lições aprendidas:
– A amizade é um presente silencioso que devemos preservar.
– Um amigo de verdade é aquele que está lá para você, não importa o que aconteça.
– A amizade é a base para uma vida feliz e plena.
“A amizade é a maior riqueza que podemos ter.” (Aristóteles)
Imperatriz, 14 de fevereiro de 2026.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS14.02.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
