Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
Incrível faltam 13 dias para 2018!
Vou arriscar uma mensagem de boas festas e feliz ano novo com uma óptica diferente. Toda ousadia tem o risco de sucesso ou fracasso. Decidi correr esse risco. É importante vez ou outra arriscar mais para se conhecer melhor, abrir portas para novas experiências e ganhar mais bagagem emocional. O arriscar vem sempre na frente do desistir! Quem sai na frente tem mais chance de chegar na frente!
As minhas considerações estão recheadas de temas políticos que dominaram os noticiários em 2017. Quero refletir sobre desafios e metas para o ano novo. À espera do que virá. Buscando encontrar uma receita para FAZER UM ANO NOVO DIFERENTE E SER FELIZ.
“Pessoas decoram suas casas para o NATAL. Prefiro decorar a sua mente e o seu coração… assim você será capaz de decorar o mundo, transbordar AMOR, FÉ E ESPERANÇA e fazer muitas pessoas felizes.” (José Carlos Sanches)
2018 é o ano da renovação! Renovar é sinônimo de: progredir, reaparecer, relembrar, revigorar, reorganizar, regenerar, reestruturar, reparar, reformar, recomeçar…
Parece que estamos diante de uma revolução. O momento que passamos em nosso pais se assemelha à década de 60, quando o Brasil passava por uma grande agitação política.
Estava com apenas dois anos de idade quando no dia 31 de março de 1964, o Presidente da República, João Goulart foi deposto. Uns chamam esse acontecimento de golpe militar, outros de tomada de poder, alguns outros de Revolução de 1964. Prefiro manter a neutralidade e não opinar sobre este fato histórico, neste momento de confraternizações natalinas e comemoração da chegada de 2018.
Quero me deter ao momento atual que vivenciamos no Brasil e sobre as perspectivas para 2018 no meu leigo entendimento como cidadão brasileiro carente de boas novas e cheio de esperança por dias melhores.
A situação atual é tensa e complicada. O nosso pais carece de líderes honestos, justos, confiáveis que legislem para promover a ordem e progresso (Lema da nossa bandeira), o combate à corrupção sistêmica e permitir a retomada do crescimento econômico, emprego e renda para milhões de brasileiros desempregados e desamparados.
O que podemos fazer para ter um ano novo diferente?
1. Acreditar que é possível mudar e atuar para a mudança.
2. Escolher conscientemente os nossos representantes no executivo, legislativo e judiciário (deve haver alguma forma para tornar possível a escolha dos Ministros do STF pelo voto popular – um grande desafio que devemos perseguir). Precisamos acreditar e agir para RENOVAR O NOSSO PAÍS. Eu acredito que é possível! E você? Faça sua parte!
3. Permitir que novos candidatos assumam posições de destaque na Política Nacional.
4. Incentivar a participação ativa dos eleitores para não votarem em candidatos que tenham cargos na legislatura atual envolvidos em processos de corrupção, desvios de dinheiro público, formação de quadrilhas… suspeitos ou comprovados.
5. Intensificar a atuação nas ruas, praças… jornais, TV, rádio, livros, artigos, redes sociais e outros meios de comunicação e interação popular para reforçar que não votaremos em candidatos que desejam voltar a assumir posições de destaque na política após irregularidades cometidas em pleitos anteriores. Diga não aos candidatos oportunistas através do voto consciente.
6. Atuar de forma integrada no combate à corrupção em todas as instâncias do executivo, legislativo, judiciário, órgão públicos e privados.
7. Repudiar e divulgar todos os casos de corrupção, desde os corriqueiros, usuais, frequentes, regulares até os sistêmicos, organizados, minuciosamente arquitetados… por pessoas comuns e organizações que alimentam esse vício nocivo: à sociedade, aos bons costumes, aos valores éticos e morais deste povo sofrido impregnado pela corrupção, impunidade, desigualdade e desonestidade feras indomáveis e insaciáveis que destroem todas as reservas econômicas, morais e sociais do nosso povo, empobrece a nação e fortalece as organizações criminosas que se infiltram nos governos, órgão públicos e privados, pequenas e grandes empresas, corporações e permeiam a nossa sociedade apropriando-se dos nossos bens em benefício próprio.
Talvez não consigamos mudar a atitude de cada brasileiro, mas pelo menos, por algum momento, ele irá refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!…Temos que combater fortemente esses males que contaminam o nosso povo e destroem a nossa nação. Eu sou brasileiro e nunca desistirei de combate-los.
8. Combater fortemente o “Foro privilegiado” para representantes do executivo, legislativo e judiciário. O corporativismo, a centralização e benefícios seletivos para aqueles que detêm o poder e o controle sobre a máquina administrativa nos três poderes da República. Eles deveriam ser exemplo e lição. A mudança deve começar por eles.
Precisamos reverter esse cenário de incertezas, desconfiança e negatividade que impera entre nós.
O descredito da classe política e a revolta popular deverão ser substituídos por valores sólidos, princípios morais e éticos bem consolidados para permitirem a retomada do progresso e da ordem desta nação de homens, mulheres, jovens, crianças… que precisam acreditar no amanhã. Acreditamos num futuro promissor para o nosso país.
A luz da liberdade e a plenitude da democracia necessitam se sobrepor ao cárcere da submissão e anarquia.
A beleza das cores da nossa bandeira voltará a tremular orgulhosa dos seus líderes e cidadãos.
O Brasil é maior que os seus problemas e dificuldades. E o seu povo é forte, destemido, vibrante, combatente, capaz de elevar esta nação e tornar-se cumplice do seu destino.
2018 será um ano de luta e renovação! Se acreditarmos que é possível mudar e sairmos da zona de conforto, em busca de um novo horizonte seremos capazes de TRANSFORMAR O BRASIL.
Teremos um povo mais justo, honesto e decente. E POLÍTICOS que REPRODUZAM essas virtudes como nossos representantes nas câmaras, assembleias, prefeituras, palácios, congressos, supremo tribunal de justiça… E demais instancias do poder público e privado.
Temos muitos motivos para nos orgulhar do Brasil.
A força de uma nação está na virtude do seu povo. Este deve tomar posse do seu VOTO CONSCIENTE para permitir a MUDANÇA E A RENOVAÇÃO.
Cada brasileiro e brasileira há de se orgulhar deste imenso país.
“Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.” (Bill Vaughn)
Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro. O tempo passa sozinho, mas é você que vira a página.
“Mudam-se os anos, mudam-se os capítulos da nossa vida, mas a beleza desta história está nos personagens, como você, que se mantêm sempre presentes iluminando essa longa jornada.” (Autor desconhecido)
FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2018!
Que façamos de nós mesmos o diferencial da nova fase que se inicia. Que haja mais AMOR, que a ESPERANÇA se renove a PAZ seja cultivada dentro de cada um!
Feliz Ano Novo
Happy New Year
Feliz Año Nuevo
Feliz Aninovo
Felice Nuovo Anno
Glückliches Neues Jahr
Nytar
Felicigan Novan Jaron
Heureuse Nouvelle Année
Shaná Tová
Akemashite Omedetou Gozaimasu (Autor desconhecido)
São Luís, 19 de dezembro de 2017.
José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Fantasia. Coautor de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS19.12.2017. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.