Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
PONTO DE VIRADA: UMA HOMENAGEM A CHARLIE KIRK

“Todo momento pode ser um ponto de virada.” (Fernanda Tochetto)
Eu já havia escrito este livro, revisado e, na data de 10 de setembro, estava reunido com o designer de capa e diagramador Júlio Rodrigues, para finalizá-lo e encaminhar para a gráfica. O livro estava pronto, com o título inicial “Plantando Sementes Literárias”, escolhido com cuidado para transmitir a essência da obra. No entanto, ao tomar conhecimento do lamentável falecimento de Charlie Kirk, pensei em mudar o título para “Ponto de Virada”, em sua homenagem, mas após a leitura dos textos reflexivos da jornalista e apresentadora ítalo-brasileira Karina Michelin e do Pastor André Victor, optei por adotar o título “Plantando Sementes / Planting Seeds.” A mudança do título, reflete o “Ponto de Virada” e a essência desta obra em homenagem a Charlie Kirk.

Esta obra bilíngue visa compartilhar aprendizados literários do Brasil com os Estados Unidos da América, terra do saudoso Charlie Kirk. A quem dedico esta obra, pelo exemplo de vida, ensinamentos, propósitos, lições e missões de fé, amor à família, altruísmo, liberdade, paz, difusão e fortalecimento da sabedoria divina.

Charlie Kirk foi um ativista conservador americano, fundador e presidente da Turning Point USA, uma organização que visa promover a liberdade e os valores conservadores nas universidades americanas. Ele nasceu em 1993 e se destacou por sua paixão em inspirar jovens a se envolverem na política e na defesa dos direitos individuais. Sua luta pela liberdade e pela justiça continuará a inspirar muitos.

Conclusão:
Que as palavras deste livro sejam um eco da voz de Charlie Kirk, inspirando gerações a se levantarem em defesa da liberdade, do amor, da paz, da justiça e da sabedoria divina. Que sua memória continue a nos guiar em nossa jornada, e que possamos encontrar força e propósito em suas palavras e ações. Este livro é um tributo à sua memória, vida e obra, um convite para que os leitores se juntem à jornada de descoberta e aprendizado. Espero que ele possa inspirar você a fazer uma diferença positiva no mundo.

“O ponto da virada é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e se alastre.” (Malcolm Gladwell)

Direitos reservados ao autor José Carlos Castro Sanches
Químico, professor, consultor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense.
São Luís, 13 de setembro de 2025.
