“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. ”
Madre Teresa de Calcutá
Panaquatira, o mar e eu: Praia, mar, sol, ondas, amigos, poesia e curtição. O Amor está no mar! Para alguns, é apenas água. Para mim, é onde recarrego as minhas energias.
“O mar me leva para outra dimensão, me inspira, relaxa e motiva… por dentro eu canto, danço, levanto e corro… e as gotas d’água projetadas pelas ondas elevam meus pensamentos e conectam com o soberano, numa sintonia que fascina e encanta, e me deixa flutuar na imensidão do universo infinito… Será que existe uma nova dimensão desconhecida que nos faz transcender o corpo e avançar rumo ao desconhecido quando estamos desapegados do mundo, dos problemas e nos entregamos à beleza e a essência do mar em Panaquatira ou noutros mares ainda não apreciados? A praia, as pegadas, as ondas, o sol, a areia, as embarcações as pessoas, os amigos, o amor, o ar e o mar se misturam numa constelação de maravilhas, emoção, luz, vida e alegria. Eu sozinho a escrever apaixonado, embriagado pelo belo que só a natureza é capaz de nos oferecer. Oh… meu lindo Maranhão de São Luís a São José de Ribamar existe um paraíso Panaquatira é eu estou cá. Um dia estarei lá…na imensidão do mar. O amor está no mar no ar, em todo lugar! ”
José Carlos Sanches
Panaquatira é uma praia localizada no município de São José de Ribamar, no Estado do Maranhão, no Brasil. É uma praia exótica, muito rasa e dissipativa, tem ondas fracas, quando a maré baixa pode-se caminhar quilômetros com água rasa até a ponta de mar, e ao sul possui uma área repleta de piscinas naturais de rocha.
Além das belas paisagens naturais que enriquecem a beleza do lugar a praia serve como refúgio e encontro com a liberdade. Nesta praia com poucos vestígios de impureza, onde as ondas tombam ininterruptamente, num ambiente puro e reluzente o tempo afetuosamente encontra a própria liberdade.
“Acordo cedo e vejo o mar se espreguiçando; o sol acabou de nascer. Vou para a praia; é bom chegar a esta hora em que a areia que o mar lavou ainda está limpinha, sem marca de nenhum pé. A manhã está nítida no ar leve; dou um mergulho e essa água salgada me faz bem, limpa de todas as coisas da noite. ” Rubem Braga
Nesta praia nos reunimos na terça feira de carnaval com os amigos Sylvio, Sileda, Antonio, Elizete, Arnaldo, Elizaure, Fábio, Jordania, Rafael, Graciana e filhos. Socorro, Julie e eu completamos o time e juntos comemoramos o aniversário de Sylvio. A quem dedico este artigo.
“Homem livre, tu sempre gostarás do mar. ” Charles Baudelaire
O mar impõe o seu limite. As ondas chegam até onde a natureza concede.
Os pescadores com as suas redes arrastando a imensa ilusão numa dupla puxada lado a lado com a maré no sobe e desce.
Às 18h00min na praia de Panaquatira ao som de uma música: “Embora mais eu/Vumbora amar/Embora mais eu/Eu deixaria a areia/Coberta de você/No seu cabelo enrolado…” (Chiclete com banana)
E a mulher com a mão na cintura observando o marido puxar a rede e arrastando a ilusão mar adentro como se fosse a última pescaria. Num olhar profundo e silencioso. E eu recostado num veículo pick-up placa OJF-4143 de cor escarlate como sangue, não sei a quem pertencia, quase atolada pelas ondas, simplesmente parada sem saber do que se passava em sua volta. Nunca poderia imaginar que seria o recosto de um poeta solitário a escrever numa velha agenda naquela praia bela e deserta.
O sol já não brilhava mais com tanta intensidade, se recolhia sobre as nuvens. Porem, o ruir das ondas naquele som que só o mar é capaz de produzir. Reproduzia-se com o vento naquele vai e vem ofegante das imponentes ondas.
O aniversariante do dia Sylvio, familiares e amigos se divertiam. Escutando as piadas e lorotas de Fabio o gordinho engraçado, acompanhado da esposa e três lindos filhos como o dia ensolarado que se passou e a noite que chegava para ser abrilhantada pelas estrelas.
Eu ali sentado na areia da praia escrevia, escutava e observava o mar e o sol que fugia, refletindo a última luz nas águas pouco cristalinas, fazendo-as brilhar, um brilho ofuscado pelo fim de mais um dia. E no silêncio do momento, ouvia o suave bater das ondas nos meus pés. Esperando a maré baixar para ir embora.
“Sinta o mar, o vento, o sol. Cada trajetória deve ser explorada ao máximo. ” Campbell Ronald
E o som do rádio do carro insistia com a música:
“Eu quero um banho de cheiro/Eu quero um banho de lua/Eu quero navegar/Eu quero uma menina/Que me ensine noite e dia/O valor do bê-á-bá…” Alceu Valença
Eu, minha linda dos olhos de mel e nossa neta Julie aguardavam a maré baixar para voltar para casa.
A casa onde nos hospedamos na beira da praia só permitia entrar e sair com a maré baixa. Estávamos encarcerados pelo mar, numa prisão aconchegante, ladeado por amigos, curtindo o mar e a bela paisagem da praia.
E a mulherada jogando conversa fora naquela terça-feira de carnaval que chegava ao fim. Enquanto a incerteza sobre o futuro nos atormentava. A indecisão sobre o que fazer diante dos novos desafios que nos esperavam. Qual seria a melhor decisão: ir ou ficar?
“Não sei como o mundo me vê, mas eu me sinto como um garoto brincando na praia, contente em achar aqui e ali, uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita, mas tendo sempre diante de mim, ainda por descobrir, “O grande oceano de verdades.” Isaac Newton
A quarta-feira de cinzas chegará no dia seguinte para retornar a vida normal. E a mare descia lentamente como se quisesse me fazer refletir sobre a vida e trouxesse para mim um ar de liberdade e a resposta para todas as minhas dúvidas.
E Sylvio se dizia muito feliz pela primeira vez refugiado numa beira de praia com os amigos comemorando o seu 52o aniversário.
E o Gaúcho gordinho, carinhoso, atencioso e amado pelos filhos, falador gritava puxa, puxa, enquanto os garotos puxavam a rede vazia, sem peixes e a ilusão se fora novamente. Os outros sorriam enquanto o gorducho, barbicha de 132 kg de cerveja, muita comida, churrasco salgado fazia graça na beira a praia de Panaquatira. Já eram 18h15minh e a turma do Rafael também se juntava na beira do mar para espreitar a natureza bela naquele fim de tarde e inicio de noite.
Mais um carnaval se vai. E a minha lembrança se voltou há 36 anos quando conhecia a minha linda dos olhos de mel naquele baile de carnaval, no clube dos pais em Rosário.
“Se soubesse voar iria para o mar virar um peixe a nadar até a praia, que como mágica sentaria ver as ondas batendo sobre pedras, e então uma gota a ser absolvida pela seca areia de um dia que a estrela brilhou e ardeou até a solidão derreter de prazer. ” Gilberto Orlandi Junior
Tudo passa! Hoje é o mar que me inspira, outrora foi o rio Itapecuru.
Encerrei esse artigo com a minha linda esposa me chamando aos gritos para cantar parabéns e cortar o bolo em comemoração a mais um ano de vida do nosso amigo Sylvio. A quem desejo vida abundante com saúde, paz, alegria, sucesso e realizações.
“Sentado na areia da praia, observava o mar, a luz do sol refletia nas águas cristalinas, fazendo-as brilhar… E no silêncio do momento, ouvia o suave bater das ondas nos meus pés. Aí fiquei sem querer ir embora. ” (De Sandra Meireles adaptado por José Carlos Sanches)
Ricardo Antunes
1 de outubro de 2019 at 15:52
Bom dia, meu nome é Ricardo Antunes e sua empresa foi indicada para receber o PRÊMIO MELHORES DO ANO 2019.
COMO RECEBER: Para receber o Certificado OFICIAL pronto para impressão personalizado com o nome da sua empresa, segmento de atuação, selo de qualidade que pode ser utilizado em todas as mídias e canais de comunicação utilizados pela empresa e dados relativos a pesquisa, é só enviar um sim, é pago apenas o custo de envio.
O CUSTO DE ENVIO PODE SER PAGO APÓS A ENTREGA DO MATERIAL no valor de apenas R$ 100,00
-O certificado é enviado em PDF e JPG, a impressão fica a critério exclusivo de cada empresa homenageada.
-Descrever como queira o nome da empresa no certificado.
Atenciosamente:
Ricardo Antunes
Prêmio Melhores do Ano
Avenida Paulista, 2300
São Paulo – SP
CEP: 03687-010
Não tenho interesse nesta oferta:
http://www.sairdalista.site?u=http://www.falasanches.com&c=118b6efb084dBC722DFE
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:53
Ricardo Antunes, aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches
Caio Mattos Junior
9 de dezembro de 2019 at 09:07
Bom dia,
Sou especialista de Marketing para empresas, acessei seu site e gostaria de fazer uma prposta de extremo baixo custo para alavancar seu posicionamento no Google
e a aumentar os acessos no seu site da sua empresa.
-Cadastro o site da sua empresa em 2.500 sites por apenas 49,00 (quarenta e nove)
-O investimento é único de 49.00 pode ser pago após a conclusão do serviço e rebebimento do relatório e não há nenhum custo adicional.
Para contratar o serviço é só enviar um OK.
No aguardo
Abraços
Caio
SEO Marketing
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:52
Caio, aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches
Caio
16 de dezembro de 2019 at 06:30
Bom dia, sou especialista de Marketing para empresas, acessei seu site
e gostaria de de fazer uma proposta de extremo baixo custo para alavancar seu posicionamento no Google
e a aumentar os acessos no seu site da sua empresa.
-Cadastro o site da sua empresa em 2.500 sites por apenas 49,00 (quarenta e nove)
-O investimento é único de 49.00 pode ser pago após a conclusão do serviço
e rebebimento do relatório e não há nenhum custo adicional.
Para contratar o serviço é só enviar um OK.
No aguardo
Abraços
SEO Marketing
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:52
Caio, aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:54
Olá. aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches