Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

No dia inesquecível da celebração literária, a Academia Maranhense de Trovas se uniu para fortalecer laços e homenagear Dilú Melo, patrona da cadeira ocupada pela confreira Joana Bittencourt, que brindou a saudosa artista vianense com um belíssimo elogio, regado à música, com a participação de grandes ídolos da cultura popular maranhense e uma seleta plateia. Foi um momento especial de integração e paixão pela trova.
Um Encontro de Emoções
Registros fotográficos e vídeos capturaram a essência do evento, que contou com a participação especial da confreira Joana Bittencourt no Elogio a Dilú Melo e posse dos novos membros da AMT, contagiados pela atmosfera festiva, grande alegria e expectativa dos presentes.
Boas-Vindas e Agradecimentos
Damos as boas-vindas aos dez novos acadêmicos da AMT, que trazem consigo uma bagagem rica de criatividade e talento. Agradecemos aos amigos, admiradores e incentivadores que nos prestigiaram com sua presença e participação.
Um Abraço a Todos
Um forte abraço a todos que tornaram esse momento possível e nos abrilhantaram com suas presenças. Que a trova continue a inspirar e unir os corações maranhenses.
Tributo aos Trovadores Maranhenses
Aos mestres da trova, que com suas palavras e rimas nos mostram a beleza e a simplicidade da vida. Aos novos acadêmicos, que trazem consigo a chama da criatividade e do amor pela literatura. E a todos que, como eu, acreditam no poder da trova de transformar e emocionar. Meu eterno agradecimento e admiração.
São Luís, 02 de outubro de 2025.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS02.10.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.