1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O HOMEM PISOU MESMO A LUA?

“Cada um de nós é uma lua e tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém. ” Mark Twain

Hoje, 50 anos depois de 20 de julho de 1969, a dúvida persiste! Eu nunca acreditei que o homem pisou na lua. 
Certa vez num treinamento da Alcoa com Nereide grande instrutora de treinamentos que prestava serviços para a Alumar. Coloquei a minha opinião sobre não acreditar que o homem havia pisado na lua.

Foi surpreendente a reação dos participantes. Parecia que era uma verdade absoluta. Mas, sempre contestei esse fato marcante em minha vida.

Lembro-me daquele dia em que através do rádio, com sete anos de idade, na cozinha da casa dos meus pais em Rosário – MA, escutava a notícia de que o homem pisava pela primeira vez na lua. Diante daquela emoção misturada com medo, fiquei um pouco retraído, sem saber o que poderia ocorrer naquele instante, quando o locutor do rádio comentava eufórico aquele momento histórico da chegada do homem à lua – sempre suspeito para mim.

Não sei de onde veio a dúvida. Só sei que até hoje não acredito nessa história de que o homem foi à Lua. Você acredita?

Para confundir ainda mais a minha cabeça, e reforçar o enigma, divulgaram uma foto com o “Reflexo na viseira de um astronauta que mostra um homem usando jaqueta e calça jeans.” E Buzz Aldrin, junto à bandeira dos EUA tremulando na Lua, onde não existe vento.

Será que os americanos criaram essa ficção para demostrar força dos Estados Unidos sobre a União Soviética? 
Novas dúvidas levantadas para reforçar a minha incerteza. O homem pisou mesmo a lua?

A NASA está programando uma nova viagem à lua para 2024, quem sabe dessa vez, se vivo estiver, eu seja convencido de que o homem realizou essa aventura.

“O voo até a Lua não é tão longe. As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos. ” Charles de Gaulle

José Carlos Castro Sanches 
São Luís, 20 de novembro de 2017
Revisado em 20.07.2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *