1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O GIRASSOL DA ILUSÃO

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

Depois de escrever poemas dedicados aos girassóis, supondo que os seus entornos eram pétalas amarelas. Hoje eu descobri que estava “amargamente enganado”, as flores estão harmonicamente protegidas pelas folhas amarelas camufladas em forma de flores.                 

A frustrante constatação ocorreu quando eu lia o texto que segue de autoria desconhecida:

“O girassol não é uma flor. Suas pétalas na verdade são folhas….

Acontece é que as folhas se disfarçaram de amarelo para atrair polinizadores.

Agora, olhe dentro da flor mais de pertinho. Olhe dentro daquilo que antes você pensava ser a flor e na verdade são folhas, e você verá as flores. Muitas… Muitas…

Lindas e delicadas em um alinhamento para lá de harmônico – a geometria da natureza).

O que você pensava ser uma flor, na verdade é um contorno que guarda centenas e centenas de flores… E se olharmos com olhar de jardineiros, nós daremos conta que cada florzinha guarda dentro de si, neste pó dourado, inúmeros campos de girassóis. Na Biologia, dão a isso o nome de inflorescência.”

Vivendo e aprendendo! O que me fez refletir sobre a frase “Só sei que nada sei” de Sócrates, que eu lia quando criança numa placa afixada na parede frontal de uma casa bem atrativa na minha cidade natal, Rosário do Maranhão. Aquela epígrafe ficou guardada na minha memória de forma tão marcante ao ponto de a cada vez que descubro algo novo trazê-la à minha lembrança. Desde criança aprendi que o girassol tinha flores com grandes pétalas amarelas. Será que tudo não passou de ilusão? Deixo a resposta com os leitores mais afinados à fitologia.

Enquanto isso, guardarei os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol associados à felicidade, energia, alegria e vitalidade. Ao tempo que no amor, ele simboliza respeito e honestidade; nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem. Para mim será sempre a mais linda flor na paisagem.

São Luís, 11 de setembro de 2024.

José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Fantasia. Participa de antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS11.09.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *