1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

NOVENTA ANOS DE JOSÉ FIRMINO SANCHES (Meu Pai Meu Herói! Parabéns pelo seu dia)

Por José Carlos Castro Sanches

José Firmino Sanches, “Zé Surdo”, nosso amado pai nasceu em 01 de junho de 1932, no povoado Areal Beira de Campo em Anajatuba – MA. Filho de José Alípio Sanches e Rita Zélia Sanches. Ele é a base da nossa existência e sustentáculos dos valores e princípios consolidados ao longo de sua vida. Exemplo, lição e orgulho para todos os filhos, netos, bisnetos…Teve como avós paternos Cora Rosa Martins e João Alípio Sanches e maternos, não tem lembranças porque ao nascer estes já haviam falecido.

Mudou-se de Anajatuba para Rosário em setembro de 1951. Trabalhou no comércio da família “Aragão – com o Velho Oscar e José Aragão”, no período de 1951 a 1961.

O nosso querido pai conheceu e arranjou um namoro com Zanilde Castro Sanches (Zazá), nossa amada mãe, em 23 de junho e casaram-se em 13 de julho de 1961. Conheceram-se numa festa na casa de Babá Cordeiro. Como disse: “Ela estava com vontade e eu com precisão, então nos casamos logo – com menos de 20 dias de namoro”. Após o casamento os pombinhos foram morar na casa alugada do seu Lunguinha, depois de algumas mudanças fixaram residência na rua Eurico Macêdo, 2506, onde nasceram sete filhos, exceto o primogênito que nasceu quando ainda moravam na casa alugada de Raimundo Alves (Mundico Correa).

Do casamento com a amada esposa nasceram 08(oito) filhos, 04 homens e 04 mulheres: José Carlos (Zequinha), Carlos Henrique (Caca), Zanilra (Nilra), Carlos Alberto (Beto), Jozenilde (Jozy), Zenilma (Nilma), Uilton Carlos e Josete, seguidos dos netos e bisnetos.

Em 1972, comprou uma Rural Vermelha e Branca – que marcou as nossas vidas e temos boas lembranças. Pagou à prestação em 24 vezes, por dois anos, com facilidade. José Aragão e Orlando Aquino, foram seus avalistas e assinaram as 24 prestações.

José Firmino Sanches é um Pai maravilhoso, dedicado e visionário, que nos ensinou os princípios da honestidade, integridade e lealdade; sempre cumpriu a sua missão com galhardia, nobreza e responsabilidade. Valores que estão arraigados em nosso DNA e jamais serão retirados.

Sempre demonstrou através do exemplo que a palavra de um homem vale mais do que um documento escrito. A sua palavra tem valor. É certeza de cumprimento. Dito e feito.

Não existirá outro pai igual a ele. Um homem justo, transparente, verdadeiro, puro, sincero, incansável, determinado a vencer e empreendedor nato, com vitalidade e energia invejável. Sempre acorda cedo e mantem as rotinas e afazeres diários com dignidade e firmeza aos 90 anos de idade. Ele é a nossa bússola, inspiração e livro de cabeceira.

Dizem que não devemos olhar para o retrovisor, mas a história desse homem nos inspira e nos faz valorizar cada vez mais o passado e o presente ao seu lado, em família.

Amado Pai, nesta data especial gostaríamos de agradecer por tudo que você fez e faz pelos filhos, esposa, netos e familiares. Você é uma referência para a nossa vida! Um exemplo e lição a ser seguido. É seu reflexo de PAI HERÓI que vemos quando miramos a nossa face no espelho. Temos orgulho de você querido pai. Para você tiramos o chapéu!

Obrigado pai! Você nos ensinou o que é ser integro, responsável e respeitar ao próximo. Valores e princípios que nunca serão esquecidos. Uma referência para toda a vida a ser replicada para as futuras gerações.

            Você me ensinou os valores da ética e integridade por meio de pequenas atitudes do cotidiano. Eu era criança e o observava fazendo as pesagens das mercadorias numa balança antiga de dois pratos de cobre, ainda hoje no seu comércio, dela a inspiração para o título daquela crônica “O fiel da balança”, dedicada a você, que reproduzi em parte nesta narrativa.

Agora encerro com um poema dedicado a você.

NOVENTA ANOS DEPOIS
(1º DE JUNHO DE 2022)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-6.png

José Alípio e Rita Zélia reluziam de felicidade
Na cidade de Anajatuba nascia uma criança
A pequena casa de taipa, refletia a realidade
No Areal Beira de Campo florescia a esperança.

Querido pai, amigo, espelho, bússola, exemplo e lição
Nesta data especial comemoramos o seu aniversário
Somos todos frutos do seu carinho, amor e devoção
Família unida em gratidão, fazendo a festa em Rosário.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-11.png

Meu amado pai, a Deus agradeço por sua vida, alegremente
Pelas sementes férteis que você plantou no meu coração
Trago comigo as lembranças de um grande pai, presente
Da integridade, da força, do trabalho, da ética e do perdão.

Desejo que Deus lhe conceda muitos anos de vida abundante com saúde, paz, alegria e muitas bênçãos. Parabéns e feliz aniversário pai. Te amo profundamente!

São Luís, 01 de junho de 2022.

José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, da Academia de Letras de Coroatá, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-14.png

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *