1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

NA TRILHA DA ACADEMIA

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

FONTE DA IMAGEM ARQUIVO PESSOAL – JOSÉ CARLOS SANCHES – INSCRIÇÃO CAD.27 DA AML – 21.03.2023

É com admiração que acompanho as atividades da Academia Maranhense de Letras, legítimo espaço de congregação dos amantes das letras com a nobre e perene missão de promover a literatura, tão proeminente e encantadora na Ilha de São Luís, onde a prosa e a poesia exalam o perfume das flores e das rosas e, dançam com os bois de orquestra, matraca, zabumba, costa de mão, quadrilha e cacuriá nos festivos “arraiás”. 

No dia 21 de março de 2023, após me candidatar para participar do processo sucessório para a Cadeira 27 da AML, patroneada por Dias Carneiro, vaga em decorrência do falecimento do saudoso acadêmico Magson Gomes da Silva, tomei a decisão de compartilhar o fato com os leitores, familiares, amigos, confrades, confreiras, incentivadores e colegas literatos postulantes da vaga com o propósito de dar visibilidade ao pleito, fortalecer a candidatura e mobilizar a torcida Sancheana. Creio ser o candidato perfeito para ocupar a referida cadeira. Tal missão aviva o meu sonho de vir a integrar tão conceituada Casa de Antônio Lobo.

FONTE DA IMAGEM ARQUIVO PESSOAL – SEDE DA AML – 21.03.2023

É o sonho, sem dúvida, que ilumina e orienta a nossa existência, como disse Tom Fitzgerald: “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

Nasci em 26 de março de 1962, na cidade de Rosário/MA, sou filho de José Firmino Sanches e Zanilde Castro Sanches. Químico Industrial, Licenciado em Química, Especialista em Engenharia Ambiental e Higiene Ocupacional. Estudei Engenharia Civil e trabalhei por 27 anos na área de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional em Empresa Multinacional de Produção de Alumínio.

FONTE DA IMAGEM ARQUIVO PESSOAL – SEDE DA AML – 21.03.2023

Casado com Maria do Socorro Menezes Monteiro Sanches, pai amoroso de três filhas – Rafaelle Sanches Cutrim, Fabielle Monteiro Sanches e Danielle Monteiro Sanches Oliveira – e de um filho – Carlos Daniel da Rocha Sanches. Preservo as tradições familiares de respeito, integridade, honestidade, ética e responsabilidade. Considero a família como o meu maior patrimônio.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL

Professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta. Consultor de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional da Empresa Business Partners Serviços Empresariais. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, Artes e Ciências; da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá; da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes e Membro Correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências e da Academia Vianense de Letras.

Detentor da Comenda de Mérito Literário Gonçalves Dias, em reconhecimento pela defesa, promoção e valorização da Cultura Brasileira e Título Honorífico de Grande Honra de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, títulos concedidos pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA. Amo e cultivo a literatura e as belas-letras. Tenho a literatura como hobby.

Apreciador de cultura, arte, ciência e literatura. Leitor contumaz e escritor prolífico. Entendo que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo e o conhecimento é a chave para o sucesso e a liberdade.

Desde muito jovem, gostava de ler e escrever e tinha predileção pelas letras. Essa vontade ansiosa de escrever perdura até hoje e, se concretiza mediante a produção de crônicas, poemas, contos, trovas, artigos, sátiras, fábulas e textos sobre temas universais diversos, entre outras publicações.

O papel e a caneta, por sua vez, sempre foram meus amigos inseparáveis. Por meio deles, pude/posso reproduzir meus pensamentos, sonhos, devaneios, alegrias, tristezas, angústias, mágoas, desejos, frustrações e, assim, contar um pouco da minha história e deixar um legado para a posteridade.

A partir de 2015, dedico-me a uma intensa produção literária. Escrevo diariamente e compartilho no site falasanches.com, na Página Fala, Sanches(Facebook), LinkedIn, Instagram eemoutras mídias. Discorro sobre temas do cotidiano: literatura, educação, família, política, negócios, natureza, pessoas, fatos e eventos históricos, curiosidades, percepções, motivação, liderança, autoajuda, desenvolvimento pessoal e profissional etc.

Minha escrita é como uma pequena centelha que, uma vez acesa, não se permite apagar e continua alimentando a chama da esperança e do amor e propagando o fogo em todas as direções do universo para contagiar as pessoas em todo o mundo.

 Tenho 28 livros escritos, mais de 1200 textos publicados em verso e prosa no site falasanches.com – parte deles, em 09 (nove) livros publicados, 05 (cinco) no prelo para lançamento em 2023/2024 e 14 (catorze) livros originais e inéditos em organização, revisão e diagramação.

Estabeleci como meta a publicação anual de três livros, e prospero com firmeza e dedicação, atingindo meus objetivos ante as adversidades como escritor independente – sem patrocínio – com a própria renda, fruto de trabalho árduo.

Livros publicados: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, que compõem a Tríade Sancheana; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, Gotas de Esperança e A Vida é Um Sopro!, que integram a Trilogia da Vida; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento e Borboletas e Colibris (em parceria com Pedro Neto).

Livros originais e inéditos não publicados –  Das coisas que vivi na Serra Gaúcha; Me Leva na Mala!; Divagando na Fantasia em Orlando; Versos Perdidos na Estrada e A Poética do Rei Duplo (em parceria com o meu filho Carlos Daniel Sanches). E outros 14  livros em revisão e diagramação: No Vagar do Pensamento; Sanches, com a Palavra; Escrevendo as Páginas da Vida; Abrindo as Cortinas; Momentos do Cotidiano; O que Vale a Pena; Crônicas da Quarentena; Na Trilha da Academia Maranhense de Letras; Pensando em Voz Alta, Carta ao Vento; Na Velocidade da luz; Na Morada do Amor; Vida Extraordinária de um Poeta Peregrino, Nasce uma Lenda e Um extraterrestre na Academia e outras crônicas.. 

Coautor da Antologia de Poetas e Escritores Brasileiros, da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores; da Coletânea Sonata Poética da Liberdade Ludwig Van Beethoven; da Antologia Púcaro III Literário – Protagonismo Feminino, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes; finalista e coautor da Coletânea de Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias – 2020, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, com o poema “São Luís Além das Ondas do Mar” e do Concurso Pedro Ivo de Poesia 2021 da AMCLAM, com o poema “Tudo e Nada”.

Acredito que escrever é mais que uma arte; é um dom. É algo natural e espontâneo, que brota como uma semente bem irrigada, que cresce, desnuda as folhas, desenvolve o caule, os galhos frondosos, as flores e os frutos.

Busco distinção por meio de um trabalho consistente, perseverante, responsável e ético com sensibilidade poética, coerência, amor e profunda emoção ao me deleitar na sublime arte de escrever. Amo a literatura e faço dela motivo para ser feliz lendo, escrevendo e partilhando o que escrevo diariamente. Escrever é um ato de liberdade!

Vejo no horizonte uma grande oportunidade para promover a literatura e enaltecer a Academia Maranhense de Letras, prossigo com a missão edificante e virtuosa como escritor, cronista, contista, trovador e poeta, empenhando-me em defender a liberdade de expressão, os direitos e valores humanistas, estimulando a criação literária e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz. Suportado por esses princípios submeti o meu nome à apreciação dos acadêmicos da AML na esperança de ser agraciado com o voto de confiança.

Certo de que não sou uma ilha e que só obterei êxito na jornada recebendo a ajuda dos que me permitiram chegar até aqui e daqueles que me apoiarem pelos caminhos tortuosos do sucesso literário que sobrevirão entre rosas e espinhos.

Como enunciou o poeta inglês William Cowper: “A verdadeira felicidade e sucesso consiste em gastar nossas energias com um propósito”.

Além do sonho, tenho propósito. É isso que tenho feito em minha vida. Sempre acreditando na vitória, e trabalhando arduamente para obtê-la. Deus seja louvado!

São Luís, 22 de março de 2023.

José Carlos Castro Sanches*

FONTE DA IMAGEM ARQUIVO PESSOAL – SEDE DA AML – 21.03.2023

É químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes e Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Ciências.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, Gotas de Esperança, A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô,  Pétalas ao Vento e Borboletas e Colibris (em parceria com Pedro Neto). Disponíveis na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; e no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

Visite o site falasanches.com e página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches, com crédito aos autores e fontes citadas, e está licenciada com a licença JCS22.03.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *