1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

MEU SOGRO: DAVID MONTEIRO – UM HOMEM DE DEUS!

Por José Carlos Castro Sanches

Parabéns! Hoje completa 91 anos de vida. A você dedico esta crônica.

Davi foi o rei mais famoso de Israel e antepassado de Jesus. Ele foi um pastor de ovelhas, líder militar, rei, músico e poeta. Davi escreveu muitos salmos e foi chamado um homem “segundo o coração de Deus” (Atos dos Apóstolos 13:22).

Antes de ser rei Davi era o filho mais novo de um homem chamado Jessé, que morava em Belém. Ele cuidava das ovelhas de seu pai e tocava harpa. Quando Deus rejeitou Saul como rei, Ele enviou o profeta Samuel para ungir Davi rei e Davi ficou cheio do Espírito Santo (1 Samuel 16:12-13).

Mais tarde, Davi foi trabalhar para o rei Saul como escudeiro e tocando harpa. Quando os filisteus atacaram Israel, Davi derrotou o gigante Golias e se tornou um guerreiro famoso e popular. Saul ficou com inveja dele, porque tinha sucesso em tudo que fazia, e tentou matá-lo. (1 Samuel 18:7-9). Mas Jônatas, filho de Saul, era amigo de Davi e o ajudou a fugir.

Davi se tornou fugitivo durante vários anos. Ele juntou um grupo de guerreiros e se tornou um mercenário. Davi se recusou a matar Saul, mesmo sabendo que seria rei depois dele. (1 Samuel 24:6-7).

David de Sousa Monteiro

David de Sousa Monteiro nasceu em Floriano – PI, no povoado de Passagem Dantas às margens do Rio Itaueiras. Filho de Francisco das Chagas Monteiro e Rita Rodrigues de Sousa.

O nome David “Amado de Deus” foi escolha do seu pai porque lia muito a Bíblia apesar de ser católico. Todos os nomes dos filhos são bíblicos.

Nasceu de sete meses no dia 21 de abril de 1929, num belo dia de domingo às 6h da manhã. No último canto do galo, aos cantos dos bem-te-vis. Na hora em que o sol nasce em Floriano. Do signo de touro, nasceu três anos antes, no mesmo dia em que a Rainha Elizabeth II nasceu em 1926, no ano em que a bolsa de valores dos estados unidos quebrou, no dia da morte de Joaquim Jose da Silva Xavier, chamado de Tiradentes em 21 de abril de 1792, Tancredo Neves em 1985 e John Maynard Keynes o mais importante economista do século XX, em 1946.

O seu pai era lavrador e criador, vivia com muita fartura. Homem trabalhador de fé, respeitado por todos. Seu David diz que “quando era criança montava no pai como se fosse um cavalo”. Ele se alegrava e o chamava de meu “Meireles” não sabemos o significado do mimo. Tentei encontrar um significado e vejam no que deu: “Muito ligado (a) à família. Tem muita energia e precisa manter as mãos e a cabeça sempre ocupadas com alguma coisa. ” David essa pessoa é você! Era apenas uma “profecia” de um pai sábio.

Francisco tinha canavial, bananal, plantava mandioca, arroz, feijão, fava. Tocava a buzina para chamar o pessoal para tirar leite de cabra e ir para a roça, todos os dias, às cinco horas da manhã.

“Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber. ” (Atos dos Apóstolos 20:35)

Eram 10 irmãos: José, Tadeu (completou 101 anos – mora em Colinas -MA), Paulo, Ditosa, Maria Escelsa (mora em Colinas -MA), Helena, Maria…, Antonio (mora em Colinas – MA) e David.

Em 1942, enquanto o Presidente Getúlio Vargas assinava o decreto-lei, que decretava o estado de guerra em todo o território e o decreto-lei, que instituía o Cruzeiro como a nova unidade monetária brasileira. David Monteiro saia de Floriano-PI, rumo a Picos – MA (Hoje Colinas). O seu pai adoeceu ao chegar no Maranhão. Passou 8 (oito) anos sem trabalhar gastando todas as reservas da família.

O pai de David faleceu em 1950. Ano em que ocorreu a primeira Copa do Mundo no Brasil. O Brasil perdeu a final para a equipe do Uruguai em pleno Maracanã. Getúlio Vargas foi reconduzido ao poder através do voto popular. Inaugurava-se em São Paulo a TV Tupi – primeira emissora de televisão do Brasil.

Francisco além dos exemplos e lição de vida deixou dez filhos, uma casa e um pequeno débito.

“Onde está, ó morte, a sua vitória?

Onde está, ó morte, o seu aguilhão?

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo. ” (1 Coríntios 15:55-57)

David assumiu a casa para pagar os débitos do pai. Ficou como arrimo de família. Ajudou a criar: Helena, Ditosa, Maria Escelsa (ainda viva). A casa queimou e a sua mãe ficou doente com trombose até que Deus a levou.

David trabalhou como guia de boi para arar os terrenos, depois abastecendo água, com 13 anos (não detalhou esta etapa de sua vida – falta completar informações – deixo essa missão para o neto historiador – Érico Murilo ou outro interessado)

David não pôde servir ao exército por volta de 1947, porque era arrimo de família. Em 1953, fez curso de Contabilidade e Agente Administrativo. Se preparando para ser um futuro “marajá” do Ministério da Agricultura. Passo a passo seguia firme nos seus objetivos.

“Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho”. (Ralph Emerson)

Em 1954, passou a ser Funcionário Público Federal, exercendo a função de Agente Administrativo. Foi transferido para o Posto Agropecuário de Coelho Neto. Fez curso de relações Humanas. Isso deve ter influenciado em sua vida pela facilidade de interação e relacionamento interpessoal.

“As pessoas com as quais nos relacionamos são sempre um espelho refletindo nossas próprias crenças, e simultaneamente nós somos espelhos refletindo as delas. Assim, o relacionamento é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento – se olharmos honestamente para nossos relacionamentos, nós conseguiremos ver muito sobre como nós os criamos. ” (Shakti Gawain)

Ainda em 1954, na Semana Santa, conheceu Raimunda Menezes em Coelho Neto -MA, num povoado chamado Itapirema (Pedra de Fogo em Tupi Guarany) de propriedade de Duque Bacelar. D. Raimunda trabalhava para a família Bacelar.

Nota: Em 1955 foi edificada uma capela em Itapirema para guardar os restos mortais de Duque Bacelar e Maria Bacelar. O projeto foi executado por Genes Soares.

A família não queria que D. Raimunda namorasse David porque não o conheciam e diziam que David era casado. Segundo David tudo isso era invenção de uma velha, beata, carola que dizia que ele era casado e tinha três filhos (não sei quem era a velha beata – Erico deixo para você descobrir mais esse enigma).

Em 19 de julho de 1955, David se casou com Raimunda Menezes. Casamento Civil no Cartório de Coelho Neto.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha, nem é arrogante … tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (…) Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. ” (1 Coríntios 13)

Em 1956, foi transferido de Urbano Santo para o Posto de Rosário. Depois, para São Luis – trabalhar no Posto Agropecuário (confirmar datas – informação conflitante)

Ainda em 1956, começou a estudar. Depois se formou Professor e Lecionou na Escola Maria de Lourdes, em Sapucaia – povoado do Município de Rosário.

Em 1957, foi transferido novamente para Urbano Santos, onde morou por sete anos, e a maioria dos seus filhos nasceram.

Da união abençoada do Casal David e Raimunda brotaram 10(dez) rebentos maravilhosos.

Nasceram em Urbano Santos -MA: Maria do Carmo – Carminha (16/10/57), Marinalda – Generala (30/11/58), David Filho – Davizinho (18/02/60), Maria do Socorro – Baronesa (23/05/61), Rita Virginia – Minha boneca (08/06/62). São Urbano-santenses da gema.

Nasceram em Sapucaia – povoado de Rosário-MA: Eliene – Preta 1ª. (10/04/64), Jerúsia – Esticada (10/03/69), Elizete – Preta 2ª (20/06/70). Que são minhas conterrâneas. Rosarienses com muito orgulho! (Nota do autor)

Nasceram em São Luís -MA: Herbene – Minha branca (25/04/65) e Elisáure – Minha çula (30/05/72). Essas são convencidas porque nasceram em São Luis – Capital do Estado do Maranhão. São-luisenses ou Ludovicenses.

Hoje têm 12(doze) netas e 9(nove) netos, duas bisnetas e três bisnetos e outros que estão a caminho.

Nota 1: A primeira filha do casal foi Mirian – faleceu ainda criança.

Nota 2: Os apelidos que seguem os nomes dos filhos – são a forma carinhosa como seu David os chama.

Nota 3: David citou que quando foi transferido para Sapucaia povoado de Rosário, onde trabalhava para o Ministério da Agricultura foi dormir num galpão de máquina com D. Raimunda. Lá colocou uma cama e permaneceu até que fez a casa do escriturário onde passou a morar com a família.

Em 1960, trabalhando no Ministério da Agricultura fez curso de datilografia. Depois fez teste para auxiliar de escriturário e chefe dos almoxarifados. A escriturária casou e David passou a ser o escriturário. Que sorte que a escrituraria desencalhou! E David aproveitou a oportunidade. O cavalo selado só passa uma vez em nossa vida. E não podemos perder a oportunidade. A distância entre sonho e realidade se chama ação.

Em 1961, foi transferido para São Luis. Trabalhou na usina de beneficiamento de leite e fábrica de gelo. Distribuía leite, pescados, carnes…

Em 1965, foi transferido novamente para Rosário. Aqui meu querido sogro David as nossas vidas começaram a se encontrar – veja como Deus é perfeito.

A sua filha mais linda Maria do Socorro, nasceu em Urbano Santos e você a trouxe para a minha terra natal Rosário-MA. Quando eu tinha apenas seis anos de idade você a trouxe para perto de mim, sem que soubéssemos que algum dia nos encontraríamos e formássemos uma família. Obrigado meu sogro! Depois tudo ficou mais fácil. Deus sabe os planos de cada um de nós e vai organizando tudo com antecedência.

Seu David tinha uma vida de nômade ou cigano como queiram entender. Não importa todos os movimentos em sua vida são bem orientados pelo soberano Deus. Ele direciona os seus caminhos e lança a luz para iluminar cada passo – sólido na rocha.

“O nômade conserva um segredo de felicidade que o cidadão perdeu, e por este segredo sacrifica a comodidade e a segurança. Múltiplos são os êxitos, os álibis e as sensações da viagem, mas um só é o profundo e verdadeiro motivo interior que a determina: perseguir o segredo daquela remota felicidade. ” (Domenico De Masi)

Em 1967, foi transferido de volta para Rosário-MA. Trabalhou até novembro de 1975. Quando se aposentou como Funcionário Público Federal.

“O trabalho afasta de nós três grandes males: O tédio, o vício e a necessidade. ” (Voltaire)

Após aposentado trabalhou 15 anos como Gerente da Filial da Distribuidora Santa Rosa na Avenida Magalhães de Almeida, em São Luís do Maranhão, até aposentar-se pela segunda vez pelo INSS.

Em 1998, voltou a morar em Rosário-MA, onde permanecem até a presente data. Curtindo a aposentadoria e a vida abundante que Deus proporcionou ao casal depois de muito trabalho e dedicação aos filhos e netos.

“O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos” (Charles Schulz)

Davi, o rei

Quando Saul morreu em batalha, Davi se tornou rei da tribo de Judá. Ele reinou sobre Judá durante sete anos, até Is-Bosete, o herdeiro de Saul, morrer. Depois ele se tornou rei de todo Israel. (2 Samuel 5:4-5).

Davi teve muitas guerras e muitas vitórias durante seu reinado. Ele consolidou o poder de Israel e tornou Jerusalém a capital. Davi trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém e fez os preparativos para seu filho Salomão construir o templo.

Como o rei Davi existe pessoas que lutam, trabalham e creem em Deus. E seguem os caminhos da graça e da sabedoria divina.

David Monteiro o homem: marido, pai, avô…

Assim é David de Sousa Monteiro um homem de Deus. Gozador, bom de prosa, brincalhão, alegre, trabalhador, responsável, disponível, forte, inteligente, pai de família exemplar. Tem grande energia e simpatia. Agradável no trato e exemplo de relacionamento com os filhos.

Gosta de ler e estudar assuntos diversos. É profundo estudioso da Bíblia. Criador de palavras. Contador de piadas e estórias engraçadas, que se repetem, a cada vez que o encontramos. Piadas e estórias tão velhas que às vezes não tem mais graça. Rimos para agradá-lo na maioria das vezes. Porque não existe palhaço sem palmas. Todos os artistas gostam das palmas e reconhecimento, com ele não poderia ser diferente.

Às vezes muito duro e severo, pouco tolerante. Crítico extremo. Gosta sempre de demonstrar conhecimento e vencer os embates nas discussões em que participa. Quer demonstrar ser o mais culto. E, sempre acha que sabe tudo.

Amigo, dos amigos. Quando não gosta de alguém se afaste dele porque é um bicho do mato. E não mede palavras para dizer o que pensa. Portanto, mantenha distância segura se você não for um daqueles que ele aprecia e admira.

Como diz: “Porque afinal de tudo somos Monteiro! ” Completa tentando explicar a origem da palavra Monteiro: No começo não habitavam em casas. Moravam nas cavernas e montes. “Monteiro vem de pessoas que moravam nos montes. ” Conclui ele.

David é desapegado de dinheiro. É mão aberta para os familiares – para quem ele admira e quer ajudar. Provê vida abundante para si e para os seus familiares, alimento farto na mesa todos os dias. Sem miséria (como dizem os filhos).

Perguntei a ele se tinha alguma passagem da vida que não pudesse contar. Ele respondeu: “Não tenho nada oculto, tudo que fiz foi com sinceridade e honestidade. Nunca enganei ninguém, não devo nada a ninguém”.

Deixe comigo seu David: Vou pesquisar melhor sobre esse assunto para confirmar se não tem nada oculto e alguma dívida não paga. Brincadeira de mau gosto até que se prove o contrário.

Disse que tem muita dedicação para os filhos, esposa, nora e genros. E que considera os genros e nora como filhos. (Puxando meu saco!)

Perguntei sobre que palavra ou referência ele gostaria de deixar para os filhos, genros, nora, netos, bisnetos… e familiares, ele disse: “Que sejam sempre homens de confiança, fé, perseverança e amor para com todos”.

Completando disse: “A maior força do ser humano é a perseverança ”; “O maior peso que o homem carrega é o peso da responsabilidade” e, “Quem não batalha não pode contar vitória”

“Mas graças a Deus, que nos dá a VITÓRIA por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. ” (1 Coríntios 15:55-57)

Perguntei sobre uma grande alegria e felicidade: “Ter a família, filhos bem encaminhados, a união com a esposa. Louva a Deus todos os dias.”. Completou dizendo: “A maior felicidade de um casal é o amor, a compreensão, o respeito e a perseverança”. Digo isso porque te amo. Não é minha velha? D. Raimunda passava ao seu lado quando ele respondia a esta pergunta – então, ele aproveitou para fazer média com ela. O velho é arisco e gosta de uma prosa.

Continuou: “Quem não paga com amor não diga que não pagou bem”. “Amor com amor se paga”. Estava inspirado ao lado da esposa amada e repentinamente virou poeta.

Perguntei o que lhe dava prazer, respondeu: “Ler muito, mas hoje não posso mais ler, porque não enxergo direito. Outra coisa me dava muito prazer era quando eu trabalhava como Técnico Agrícola, tinha horta e fruteiras no quintal. Hoje não tenho mais porque tudo passa. ”

Versículo da Bíblia que mais gosta: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

Mensagem final:

“Lembra-te do teu criador no dia da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: Não tenho mais satisfação em meus dias! ” “Antes que a luz do sol, da lua e das estrelas perca o brilho aos teus olhos, e penses que as nuvens carregadas de chuva jamais se afastarão de ti, …” (Eclesiastes 12:1)

Querido amigo e sogro David Monteiro. Parabéns pelo seu aniversário. Desejo a você vida abundante na graça de Deus. Viva intensamente cada segundo e continue transmitindo alegria e sabedoria para seus filhos, genros, nora, netos, bisnetos, familiares e amigos. Que a seja inspiração, exemplo e uma lição a ser seguido. Forte abraço do seu genro mais bonito.

“O segredo da vitória está em reconhecer o poder infinito de Deus em relação ao inimigo. A fé nos leva a ver a grandeza de Deus e a fragilidade do inimigo. Nossos inimigos atuais, sejam materiais ou espirituais, terão que se dobrar perante a grandeza do nosso Deus, o SENHOR DOS EXÉRCITOS, porque dEle é a guerra, e Ele mesmo entregará os inimigos nas nossas mãos. ” (Pb. Celso Lopes)

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

São Luis, 21 de abril de 2017.

Revisado em 19 de abril de 2020.

Visite o site falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook). Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e a Jangada Passou na Livraria AMEI do São Luís Shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *