BOA NOITE A TODOS!
Quero agradecer pela oportunidade de poder compartilhar a mensagem de Natal com vocês. Em especial à Letícia que me fez o convite. Quero dizer que é uma honra participar deste encontro. Nesta família maravilhosa que adotei como minha.
Gostaria de ter o dom da oratória de Abraham Lincoln, Martin Luther King, Nelson Mandela, Barack Obama ou Rui Barbosa e a sabedoria do Rei Salomão ou Mahatma Gandhi para encantá-los com palavras lindas e profundas… mas, nas minhas limitações trago algumas considerações sobre o Natal para nossa reflexão, neste dia de festa pelo Nascimento de JESUS CRISTO. Mediador entre DEUS e os homens.
Me pediram para fazer uma “Reflexão de Natal” ao meu jeito, assim será.
Escolhi o versículo de (Marcos 12:33) para meditação: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo “.
Queria poder ser claro e objetivo, rápido como o “flash” do relâmpago, certeiro como Davi ao lançar a pedra que atingiu e abateu o gigante Golias. Simples como Jesus Cristo que nasceu em uma manjedoura. E oportuno como um sábio para atingir “o alvo principal”: a alma e o coração de cada um dos presentes.
Jesus disse que veio a esse mundo com objetivos bem específicos. Ele teve como missão testemunhar a verdade. Em outro lugar, ele já havia asseverado: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo 14.6)
Farei algumas perguntas com o objetivo de induzi-los a pensar sobre o tema proposto e juntos responderemos a estas indagações.
O que significa Alongidades, Prolixitudes e Heutagogia? Certa dúvida…
Certamente alguns de vocês terão a mesma dúvida para as perguntas seguintes:
O que é essencial?
Essencial é o indispensável, o necessário, é algo muito importante que não pode faltar. Que se refere à essência, substância, ideia principal, que constitui a natureza íntima das coisas. Oxigênio, Água, Alimento, Amizade, lealdade, amor, fraternidade, espiritualidade…
“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.” (O Pequeno Príncipe)
O que é fundamental?
Fundamental é aquilo que dá fundamento para chegar ao essencial, ou seja, que serve de base, de alicerce, de sustentáculo. Dinheiro, por exemplo, não é essencial. É fundamental. Carreira é fundamental. Mas de nada adianta chegar ao topo se você não consegue amizade, fraternidade…O fundamental é apenas a escada. Todas as vezes em que o fundamental nos ocupa mais que o essencial, nos complicamos.
O que somos?
“Amados, agora somos filhos de Deus.” (Gálatas 3:23 ao 4:7). “O Homem é um animal racional”. Somos parte de um todo maior, de uma consciência maior que evolui à medida que se experimenta.
Para que viemos?
Segundo as escrituras fomos criados por DEUS para cumprir uma missão divina.
Porque estamos aqui?
Deus nos criou porque lhe agradou fazê-lo. É uma questão que só pode ser bem respondida quando olhamos o que a Bíblia diz sobre o assunto.
Começando em Gênesis capítulo 1, lemos que após cada fase da criação, Deus “viu que era bom”. Segundo as Escrituras, quando Ele completou a criação dos céus e da terra, da vida vegetal e de todos os animais, Ele criou o homem:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27).
O que é vida?
É o período que decorre entre o nascimento e a morte. Presente de DEUS!
“Se não estivermos andando segundo os propósitos divinos de nada adianta qualquer esforço ou conquista nesta vida. É melhor ter pouco e em alguns casos nada ter, do que ter tudo e não ter a presença divina. Algumas coisas são somente interesses temporais. Devemos ficar atentos para não invertemos os valores.” (Edson Kleber)
Quem é DEUS?
É um ser supremo, infinito, perfeito, criador do universo, que seria a causa primária e o fim de todas as coisas. Deus e AMOR!
O que seria da vida sem DEUS?
A vida sem Deus é vazia, porque a vida é transitória.
Por que DEUS enviou Jesus à Terra?
Deus enviou Jesus para ensinar a verdade às pessoas. Jesus ensinou sobre o Reino de Deus, que é um governo no céu que trará paz à Terra inteira. Jesus deu esperança de vida eterna. (João 4:14; 18:36, 37).
Também ensinou às pessoas como encontrar verdadeira felicidade. (Mateus 5:3; 6:19-21) Além disso, Jesus ensinou por meio de suas ações. Por exemplo, ele mostrou como fazer a vontade de Deus mesmo em circunstâncias difíceis. Quando era maltratado, ele não revidava. — Leia 1 Pedro 2:21-24.
O que é NATAL?
Data comemorativa que simboliza o Nascimento de Jesus Cristo.
“Gosto de pensar que o Natal transcende o apelo comercial. É uma tradição que se perdera na memória dos tempos, anterior mesmo ao cristianismo. Tem sua origem nos “Fogos de Beltane”, dos Celtas, e outros festivais pagãos realizados na virada rumo à primavera e ao Renascimento.
É esse o meu desejo: que o espirito de Natalino propicie a reflexão sobre o que podemos renovar em nossas vidas.
Que ele faça brotar novas atitudes e acenda a centelha divina que se esconde em cada um de nós.
Que o gelo do egoísmo derreta, dando lugar a uma profusão de flores de AFETO, SIMPLICIDADE, AMOR, SOLIDARIEDADE, LUZ, HUMILDADE, PROSPERIDADE.
E que chovam as BENÇÃOS purificadoras sobre cada um de nós.
Que sejamos nós os homens de vontade a seguir a estrela guia em direção ao AMOR UNIVERSAL E DIVINO.” (Autor desconhecido)
O que vale a pena? O que realmente importa? Qual o melhor presente?
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo “. (Marcos 12:33)
• Valorizar o SER e não o TER. Bens materiais não agregam valor senão interesses.
• Se doar. Dar a quem precisa. Escolha uma pessoa…
• Dar um presente sem esperar nada em troca. Dar a César o que é de César.
• Viver em harmonia com familiares, amigos e adversários.
• Aceitar as diferenças e a diversidade.
• Celebrar a vida e ser grato.
• Ouvir mais e julgar menos.
• Acreditar e agir para fazer um mundo melhor.
• Declarar AMOR e pedir perdão.
• Estenda os braços de uma ponta a outra para abraçar alguém. Com um abraço carinhoso você pode restaurar uma vida.
REFLITA: “Quantas almas não se encontram necessitadas de um simples ABRAÇO, de uma palavra de CARINHO, de um gesto de AMOR. Será que dentro de nós, se procurarmos no nosso baú, lá nas prateleiras da nossa alma, no estoque do nosso coração não acharemos algo “GRANDE” que sirva para alguém? “
“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai do silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Obrigado por fazer parte deste projeto.”
No silêncio da noite e no agitado dia aquele que nasceu numa manjedoura estará sempre ao nosso lado.
CHEGOU O NATAL!
Neste dia especial desejamos um FELIZ NATAL de PAZ e LUZ a todos.
PARA ENCERRAR COM UMA ORAÇÃO:
“SENHOR…
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e não dizer mentira para ganhar aplauso dos fracos.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás sucesso, não me tira a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda.
Não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a AMAR os outros como a mim mesmo.
Não me deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que PERDOAR é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender às pessoas, dá-me a coragem para desculpar-me, e se as pessoas me ofenderem dá-me a grandeza de perdoá-los.
SENHOR, se eu esquecer de ti, NUNCA te esqueças de mim.” (Mahatma Gandhi)