1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

MARCIANO: O MOTOBOY VENDEDOR DE GÁS!

“E para vocês que gostam de motos assim como eu… aprendam que não se anda para trás, nunca.” (Bruno Bastos)

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência. Dedico esse artigo a Acrísio Ferreira e a todos os motoboys dos planetas Terra, Marte, Vênus e Júpiter. “Nunca pilote mais rápido do que o seu anjo da guarda possa voar.” Boa leitura e reflexão!

Marciano é um sujeito franzino trabalhador, de sorriso fácil e grande ambição de vencer na vida pelo trabalho.

“Você deve pensar grande e começar pequeno.” (Carlos Martins Wizard, Mundo Verde)

O conheci caminhando pelas ruas de São Luis em sua moto carregada de botijões de gás e garrafões de água, sua moto mais parecia uma arvore da natal.

Contou-me que nasceu em Marte, mudou-se para Vênus. Aos 17 anos foi transferido para o Planeta Terra através de uma nave espacial tripulada por extraterrestres, pousou em Pernambuco, onde viveu alguns anos na cidade de Recife depois, atuou como “guia turístico” no Arquipélago de Fernando de Noronha por quatro anos. 

Foi vigia, vendedor, trabalhou alguns anos como vigilante empregado com carteira assinada. Pediu demissão do emprego, decidiu empreender e montar o seu próprio negócio no ramo de gás e água em São Luís do Maranhão. 

Pegou o dinheiro da rescisão e aplicou numa moto, cinco botijões de gás e uma dúzia de garrafões de água. E começou a correr com a sua moto a entregar gás e água em vários bairros de São Luís. 

“Viver, é como andar de moto, para manter o equilíbrio, basta acelerar a mil por/h e seguir em frente.” (Weslley Heimard) 

Separado, tem três filhos. Conheceu recentemente uma garota pela qual se apaixonou e vivem juntos. Ela o ajuda nos negócios, recebe os telefonemas dos clientes e encaminha para Marciano fazer a entrega a domicilio de água e gás. 

Marciano acorda pela madrugada e dorme tarde. Não tem tempo para lazer e pouco tempo para a filha mais nova – que sempre passa o fim de semana com ele e reclama porque quer ir para a missa com o pai. E ele nunca tem tempo, porque precisa vender gás para o sustento da família. 

Não conheço a família de Marciano, nem a sua história de vida, sua formação, seus antecedentes, muito menos as suas ambições, desejos e metas para o futuro. Não posso julgá-lo por estes requisitos, mas, pelas atitudes positivas diante da vida observadas durante as nossas conversas. Virtude de pessoa determinada, trabalhadora, dedicada de fácil comunicação, empatia e simpatia. 

“A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade.” (Amelia Earhart)

Nestes poucos dias de convívio distante pude admirá-lo pela vibração, energia positiva, dedicação ao trabalho diário. Além da vontade de crescer, sustentar a família e alavancar o próprio negócio. 

“Quando você acredita em algo, acredite até o fim. Não dê margem para nenhum tipo de dúvida.” (Walt Disney)

Marciano é um empreendedor nato. Só fala em trabalho, crescer, vender mais de 300 (trezentos) botijões de gás e 2000 garrafões de água por dia. Ele acredita que isso é possível e tem um objetivo de vida para transformar essa meta em realidade. Trabalho, trabalho e trabalho!

“Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização.” (W. Clement Stone)

Não consegue parar para nada. Até falou da dificuldade de memória devido ao estresse diário. Às vezes esquece o endereço dos clientes após a ligação. Já aprendeu que deve escrever de imediato para não esquecer. Usa uns apontamentos em pedaços de papel. 

Contou que iniciou numa barraquinha onde vendia gás e água. Só podia manter 05(cinco) botijões porque estava irregular, e sabia que era proibido estocar gás em casa.

Como começou a prosperar nas vendas alguém da vizinhança o denunciou para a polícia. Os policiais foram na casa dele recolheram alguns botijões. Um prejuízo para quem trabalha muito e ganha pouco, disse ele. 

Então foi à delegacia e o delegado o recebeu muito bem, reconhecendo que Marciano era uma pessoa honesta e trabalhadora, no entanto, disse que não podia devolver os botijões recolhidos em sua residência porque ele estava ilegal no ramo. Voltou para casa sem os botijões, mas disposto a continuar o trabalho. 

Para evitar recorrência decidiu que seria melhor alugar outro ponto e legalizar o seu negócio para evitar problemas com a polícia. Saiu à procura de um local para colocar o seu ponto. Assim nos conhecemos.

“O fundamental é manter sempre a mesma obsessão em alcançar o sucesso. Ter sucesso não é apenas ter dinheiro, mas sim saber que uma ideia que parece impossível pode vir a ser uma empresa que irá quebrar paradigmas.” (Romero Rodrigues, Buscapé) 

Por várias vezes foi abordado pelas blitzes da polícia Marciana e eles pediam propina para liberar a moto com gás e água. Da última vez pediram R$ 150,00. Ele não tinha como pagar aquele valor.

Como durante as entregas de gás conhece muita gente. Lembrou-se de um amigo Coronel que fez amizade e havia lhe passado o telefone para contato em qualquer necessidade. Ligou para o “Coronel” informando que foi abordado por uma blitz e contou que os policiais estavam cobrando propina. 

O Coronel pediu para passar o telefone para o policial e deu-lhe uma “comida de rabo” e Marciano foi liberado de imediato, sem pagar propina. O Coronel disse que toda vez que fosse abordado ligasse para ele. Daí em diante nenhum policial o abordou nas blitzes. 

Percebo no Marciano o que não tenho visto na maioria das pessoas desempregadas. Não vejo acomodação, resmungo ou reclamar da vida. Ao contrario, sempre dedicado ao trabalho, determinado, alegre, focado e como muita fé.

Enquanto milhares de pessoas estão limitadas ao “bolsa família” submissos aos interesses políticos e escravos dos governos municipal, estadual e federal. Marciano trabalha dia e noite, dá duro, sua a camisa e corre São Luís inteira com a sua moto “Honda” para ganhar dinheiro difícil e sustentar a família. Com um sorriso e alegria contagiantes que me inspirou a escrever este artigo dedicado a ele.

Interessante que o conheci nesta semana. Nunca antes o tinha visto, mas a sua marca forte e determinada o fez visível e diferenciado no meio da multidão. Convivo com tantos outros contatos diários e poucos me inspiraram, enquanto naturalmente fui motivado a contar um pouco da sua história de vida, apenas com informações superficiais, baseadas na minha percepção, a partir de conversas informais. Com o propósito de nos fazer refletir sobre a vida e valorizar as bênçãos recebidas.

Marciano tem uma extraordinária capacidade de comunicação e de convencimento pela ação e exemplo. Transparente e franco diz o que pensa na sua forma de linguagem simples e direta. 

Contou também que o seu pai não queria que saísse de Natal. Porém, quando visitava São Luís pela primeira vez percebeu que tinha uma oportunidade de mercado para venda de gás. Reforçando o descrito anteriormente pediu demissão do emprego, pegou o FGTS e mudou-se para São Luís. Comprou uma moto, alguns vasilhames de gás e água e iniciou a sua maratona de entregador de gás. 

“Não importa o que você seja, quem você seja ou o que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter naquilo que você é. É assim que as pessoas lembrarão de você um dia.” (Airton Senna) 

Descreve a sua superação com certo ar de gracejo quando diz: “Tem cliente de todo jeito. A última cliente que visitei para entregar um botijão de gás devolveu o botijão depois que retirou o lacre – porque a manopla da saída da mangueira do seu fogão estava danificada. Jogou a culpa no Marciano e devolveu o botijão sem o lacre. Passei a metade do dia tentando corrigir o problema da cliente, sem solução. Perdi todas as vendas no período que estava ocupado, voltei para casa triste com o botijão sem o lacre, com a venda não realizada e sem dinheiro no bolso, e muito pior com um cliente insatisfeito.” 

Encontrei com Marciano quando voltava deste atendimento e relatou o fato descrito acima. Alegre e sorridente! Rumo a um novo cliente. Não se deixou abater pelo pequeno problema. Removeu a pedra do caminho e continuou a sua missão com forca, vibração e determinação. A vida continua! Vida que segue!

Quantos de nós temos muito mais do que merecemos e vivemos a reclamar da vida? Ambicionando guardar bens materiais, se limitando, deixando para depois o que pode ser feito agora, acumulando riquezas para outros gozarem, quando deveríamos consumir o que possuímos no PRESENTE, enquanto temos força, vitalidade, saúde e vontade de seguir em frente. 

“Que direção corre o curso da vida? Para cima, para baixo, para um lado, para outro, para frente ou para trás? Ou corre para lugar nenhum? Então apenas, não interrompa e nem interfira. Deixei-o simplesmente correr, não importa para onde.
O que importa é estar nele, é ser ele mesmo, pois esse é o nosso destino, a nossa eterna condição. Não te arremesses no amanhã, no que desejais vir a ser, nem te agarres no passado, no que já foi e não voltará; são meras fugas e ilusões. O que para tu tens de concreto e não importa o que te aconteças é este instante; não tentes escapar dele, viva-o com plenitude e coragem. Esgote-o! Ele é a única realidade, mesmo que nada seja real.” (Ildegardo Rosa) 

Esperamos obter a pedra filosofal objetivo principal dos alquimistas na Idade Média. Com ela, os alquimistas imaginavam que poderiam transmutar qualquer “metal inferior” em ouro, como também transmutar seres do reino sem sacrificar algo que desse um valor considerável em troca. Com a pedra filosofal, também seria possível obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida “indefinidamente”. Tudo isso não passou de um sonho. 
Enquanto isso Marciano motoboy solitário, ambulante, continua a distribuir simpatia, vendendo gás e água numa moto velha… camisa e calça consumida pelo tempo, semblante cansado da labuta diária, mas feliz e alegre pela oportunidade de fazer o que gosta, com um objetivo claro e definido de ter o seu próprio negócio e prosperar na vida. Esse é um exemplo que devemos seguir. VIVA, MARCIANO! 

“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.” (Steve Jobs)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *