Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

“Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade.” (Warren Bennis).
Ao observar o comportamento de alguns líderes, estive refletindo sobre o papel de um líder em diferentes contextos, onde quer que pessoas se reúnam em busca de um objetivo comum, seja em ambientes de convivência, espaços de trabalho, instituições, movimentos e outras esferas de vida, sempre com o propósito de inspirar e transformar realidades. Como disse Peter Drucker, ‘O líder eficaz não é aquele que sabe fazer, é aquele que sabe fazer com que outros façam’.
Percebo que três atributos são essenciais para um bom relacionamento interpessoal em qualquer dos meios supracitados.
É notório que a falta de equilíbrio, a impaciência e o desrespeito têm se avolumado e tomado lugar de destaque nas relações, especialmente naquelas conduzidas por pessoas estressadas e carentes de habilidades para o exercício da liderança construtiva, acolhedora, interativa e inspiradora.
Liderar não significa impor a própria vontade, agir com pedantismo, desrespeito e agressividade diante dos liderados, ao contrário, é exercitar a autoridade com carisma, empatia e resiliência, sem arrogância e uso abusivo da força e poder do cargo que ocupa.
Os grandes líderes se destacam pela capacidade de fazer os outros realizarem os objetivos e metas profissionais com prazer, sentindo-se realizados e felizes como parte de um todo.
O líder que usa da sabedoria, equilíbrio, paciência, boa comunicação e respeito, atrai parceiros para missões consideradas impossíveis de realizar, remove montanhas, supera desafios e adversidades com maestria.
Um líder deve manter a autoestima das pessoas que convivem ao seu lado e dão suporte à jornada, atitudes positivas, parceria e integração com os liderados são fatores determinantes para o sucesso de um grande líder, em qualquer organização. Portanto, exercitar o equilíbrio, a paciência e o respeito é um requisito básico para construir uma liderança sólida, produtiva e inspiradora.
Quem teima em agir de maneira diferente não obterá êxito na gloriosa missão de liderar pessoas para a vida. Estará fadado ao fracasso. Então repense, reavalie sua postura e faça a diferença. O líder que inspira precisa se EquiPaR com Equilíbrio, Paciência e Respeito.
Se você se diz líder e age em desacordo com essas premissas, reveja agora sua estratégia de liderança, aprenda a equilibrar autoridade com leveza, antes que seja tarde demais.
Um líder equilibrado gera confiança, um líder desequilibrado gera caos. Um líder saudável é mais produtivo, inspira mais e enfrenta desafios com resiliência. Não importa o que aconteça, mantenha seu equilíbrio.
São Luís, 04 de janeiro de 2026.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS04.01.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
