Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com


“Os avós são os anjos que nos ensinam a voar.” (Ruth Lawrence)
Em 22 de fevereiro de 2013, desabrochou no berço sereno de um ninho florido, ao canto alegre dos passarinhos em São Luís do Maranhão, a bela, perfumada e amada flor Julie Sanches Simas Lopes, a primeira neta que hoje completa 13 primaveras.




“O amor de um avô é o mais puro e desinteressado.” (Victor Hugo)
O tempo passou, ela cresceu, percebeu o mundo com visão de águia e seguiu para morar com seu pai em Los Angeles, na Califórnia, agora estão em Melbourne, Viera, na Flórida. Somos imensamente gratos a Deus pela dádiva da vida desta preciosa neta que há cinco anos escrevia comigo o seu primeiro livro “Pérolas da Jujuba com o Vovô”.



“Os avós são os pais da segunda vez.” (Sigmund Freud)
Nele escrevemos um pouco da nossa história, momentos do cotidiano por meio de contos, crônicas e poemas que traduzem o amor e o carinho que formam a base da nossa convivência em família. Além de resgatar a essência da literatura infantil num ambiente de paz e felicidade onde nos reunimos para escrever.


Julie, dizer que te amamos é pouco diante do horizonte sublimado de carinho, atenção, afeto, generosidade, pureza, aconchego e um amor Ilimitado e profundo sentimento de felicidade que transcende o racional e contagia com genuína alegria e magia a atmosfera reluzente das estrelas que brilham no céu.


A bela estrela que hoje brilha na Flórida, ladeada pelos astros de primeira grandeza e brilho, brevemente ocupará lugar de destaque no merecido pódio.


“Um avô é alguém que segura a mão de uma criança por um momento, mas o coração para sempre.” (Autor desconhecido)


Que as bênçãos de Deus se multipliquem em sua vida e que Ele possa orientar os seus passos, iluminar os caminhos, conduzi-la feliz e em liberdade por lugares seguros onde reine a paz e a harmonia.


Parabéns e feliz aniversário, Julie Sanches! Sorria, Jesus te ama! E nós também te amamos profundamente.


“Os avós são os tesouros da família.” (Agatha Christie)
Dos avós José Carlos & Socorro Sanches

São Luis, 22 de fevereiro de 2026
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS22.02.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
