Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM.
Agradeço ao amigo e confrade José Augusto pelo convite para participar, juntamente com um seleto grupo de associados do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, do momento solene de entrega de comendas e títulos ao ilustre ex-presidente, político e escritor José Sarney, em sua residência no Bairro do Calhau em São Luís do Maranhão.
Na ocasião, o Prof. José Augusto Silva Oliveira – Presidente do IHGM – Casa de Antônio Lopes, entregou ao ex-presidente e escritor José Sarney a Comenda Antônio Lopes, a Medalha do Centenário do IHGM e um quadro com a Ficha de Filiação do Acadêmico José Sarney no IHGM, que ocorreu na década de 50, sucedendo o acadêmico Antônio Lopes, fundador do IHGM.
Entre os assuntos abordados durante o encontro, alguns merecem destaque, entre eles: 1) Está em vista a disponibilidade de um imóvel no Centro Histórico de São Luís, na Praça Antônio Lobo, local que abrigava estudantes da UEMA, devolvido ao Estado do Maranhão, prometido para futura sede do IHGM. 2) O ilustre anfitrião José Sarney se disponibilizou a realizar uma “Conferência Magna pelos 100 anos de Fundação do IHGM.”
Participaram do primoroso encontro em homenagem ao ex-Presidente e escritor José Sarney, no dia 22 de dezembro, às 17h, na residência do homenageado os seguintes associados e convidado: José Augusto Silva Oliveira, Marcus Saldanha Barbalho Júnior, Jonilson Silva Bogéa, Elizabeth Pereira Rodrigues, Cristiano de Lima Vaz Sardinha, José Márcio Soares Leite, Ana Luiza Almeida Ferro, Luiz Thadeu Nunes e Silva, José Marcelo do Espírito Santo, Rita Ivana Barbosa Gomes, Edna Maria de Carvalho Chaves, Raimundo Nonato Serra Campos Filho, Kécio da Silva Rabelo e José Carlos Castro Sanches, convidado do IHGM.
Um instante de magia envolveu o ambiente, com descontração e bate-papo enriquecedor sobre a história da entidade, seus fundadores, sucessores, fatos ocorridos no Maranhão, Brasil e no mundo, entre outras curiosidades e fatos históricos relevantes lembrados pelo ex-presidente. Ao receber as honrarias das mãos de José Augusto – Presidente do IHGM, ladeado pelos pares, o anfitrião, visivelmente lisonjeado e emocionado, se pronunciou agradecendo com gratidão ao Presidente do IHGM e demais presentes pela lembrança e reconhecimento. Era visível a sua alegria e emoção que aflorava como os girassóis, voava como os colibris e cantava como os sabiás na Terra das Palmeiras.
Na oportunidade presenteei o acadêmico da ABL e da AML José Sarney, com dois livros de minha autoria: “O Voo da Poesia” (Poemas) e “Momentos do Cotidiano” (Crônicas); e livros escritos em parceria: “Trovar – Trovas para Inspirar e Sonhar” (Trovas), “O que me fascina em Jesus” (Prosa) – Antologia Internacional, e a Antologia da ALMA – Academia Literária do Maranhão (Verso e Prosa).
Finalizando as homenagens o associado do IHGM, escritor e poeta Jonilson Silva Bogéa, fez a leitura do poema: “Ao Imortal José Sarney”, de sua autoria dedicado ao homenageado, presenteando-o com as palavras que ecoam gratidão e carinho, sob o brilho das estrelas que iluminam a Ilha magnética do amor e dos azulejos, onde a poesia e a história se encontram em perfeita harmonia. Um gesto de amor que se desdobra em gratidão, num carinho que transcende o tempo e se eterniza no coração do homenageado.

Desejo a todos um Feliz Natal e 2026 realizações com saúde, paz e sabedoria.
São Luís, 22 de dezembro de 2025.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Soprol, Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando, O Voo da Fantasia, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar (parceria), Momentos do Cotidiano. Participa de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS22.12.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que cobiçava a autoria da sua obra, sem a devida permissão contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.