1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

ENCONTROS QUE INSPIRAM (Trajano e Sanches em Imperatriz)

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

“Os encontros são como estrelas que iluminam o caminho da vida” (Cecília Meireles)

Em meio ao carnaval que pintava Imperatriz de cores e sons, a literatura se fez presente nas conversas entre Trajano e Sanches na Peixaria Santa Tereza. Um encontro que transcendeu o tempo e o espaço, fortalecendo laços literários e de amizade entre dois beletristas maranhenses, unidos na missão de propagar a literatura e fortalecer a prosa e a poesia.

“A literatura é a janela para a alma” (Marcel Proust)

“O verdadeiro amor é aquele que se manifesta em amizade” (Platão)

Após o encontro, seguimos para a Academia Imperatrizense de Letras, onde o carnaval nos fechou as portas, mas não o coração. Registramos o momento com fotos e continuamos a conversar sobre a jornada literária, desafios e planos de futuro: academias, livros, publicações, feiras de livros, seminários, Salimp, encontros literários… Na oportunidade, fiz a doação do livro “Pétalas ao Vento” ao ilustre escritor e ex-presidente da AIL, Trajano.

“A vida é uma série de encontros e desencontros” (Fernando Pessoa)

O saldo do breve encontro fortaleceu o nosso vínculo, ao tempo em que as palavras trocadas alimentaram a chama da paixão pela literatura. A vida é feita de encontros e as relações interpessoais promovem crescimento e aprendizado. Das oportunidades surgem motivações para novos desafios, além de inspiração para criar e inovar.

“O homem é um ser social por natureza” (Aristóteles)

De onde vem a energia que nos leva a buscar possibilidades de compartilhar e crescer? O que posso dizer ao amigo Trajano: sou grato pelo tempo em que passamos juntos e pela disponibilidade para o bate-papo agradável e construtivo. Se a vida é um presente, devemos viver em comunhão, agregar valor e construir pontes. Assim teremos um futuro poético com plenitude e liberdade.

“A poesia é a linguagem do coração” (Raffaello Sanzio)

O raio de sol que atravessa a fresta e transforma a vida a partir do seu pequeno brilho é o mesmo que alimenta a fotossíntese, faz brotar a semente e dar ao poeta a inspiração para decantar em versos o amor, a flor, a amizade, a prosa e a poesia.

Lições aprendidas:

– A amizade é um presente precioso que devemos valorizar e cuidar.

– Os encontros literários são oportunidades para compartilhar e crescer.

– A literatura é a expressão da alma de um povo e deve ser valorizada.

“A arte é a expressão da alma humana” (León Tolstói)

São Luís, 15 de fevereiro de 2026.

José Carlos Castro Sanches.

É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS15.02.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *