1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

DESAFIOS DO ESCRITOR: REFLEXÕES SOBRE UM LANÇAMENTO (Versão completa)

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

Como cronista, tenho o desafio de retratar as vivências do cotidiano, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, positivas ou negativas, envolvendo alegrias e tristezas, ganhos e perdas, sucessos e insucessos. Ao compartilhar essas experiências, busco transmitir aprendizados que possam estimular a reflexão, suscitando debates e discussões que revelem a perspectiva dos leitores. É fundamental lembrar que não sou o dono da verdade; eu apenas traduzi os fatos com base na minha perspectiva e olhar pessoal, respeitando a realidade, o tempo, o momento, as circunstâncias e as razões individuais que justificam a escolha de cada um. Afinal, temos o livre arbítrio para decidir o que julgamos prioritário para a nossa vida.

É mais fácil se misturar à multidão e não deixar marcas. No entanto, quando você decide se destacar, como um vaga-lume na escuridão, sua luz pode incomodar aqueles que se acostumaram a viver na obscuridade. Recentemente, tive uma experiência que me fez refletir sobre isso. Quatro escritores, incluindo eu, lançamos um livro intitulado TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar. Fizemos um trabalho minucioso, divulgamos o evento em grupos acadêmicos, literários, artísticos e culturais, e até confeccionamos mimos para presentear os presentes.

No dia do lançamento, esperávamos um auditório lotado, mas apenas cerca de 20 pessoas compareceram, incluindo os autores, suas esposas, o cerimonialista e o fotógrafo. Foi uma grande decepção, especialmente porque vendemos apenas 10 dos 100 livros que levamos. A maioria dos presentes era composta por amigos e familiares. O que mais me chamou a atenção foi a ausência de representantes das inúmeras entidades literárias e artísticas das quais fazem parte os coautores da referida obra.

Essa experiência me fez pensar sobre a importância da reciprocidade e do incentivo nos meios literários e artísticos. É fundamental que os escritores e artistas sejam apoiados e reconhecidos por seus pares. Sem leitores e incentivadores, nossa motivação para continuar criando pode diminuir. No entanto, a inspiração e o compromisso com a literatura não morrerão enquanto houver a luz do sol, um passarinho a cantar e um leitor para apreciar o que escrevemos.

Deixo um abraço fraterno aos que nos presentearam com sua presença e um novo convite aos demais apreciadores da literatura que não puderam participar para nos prestigiarem nos próximos lançamentos. Que a literatura continue a nos inspirar e a nos unir, mesmo diante dos desafios e das decepções. Vamos perseverar e continuar a criar, pois é na arte e na palavra que encontramos a verdadeira essência da vida.

Paralelamente, estamos reavaliando as possíveis falhas estratégicas e de marketing do evento, tais como a escolha da data e horário, localização e facilidade de transporte, divulgação e meios de comunicação com os leitores, entre outras melhorias.

Sinceramente,

José Carlos Castro Sanches

São Luís, 02 de julho de 2025.

José Carlos Castro Sanches.

É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na Mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Poesia. TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar, ECOS da AMT: novos trovadores (em parceria). Coautoria em diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS02.07.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *