Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

“Você nunca achará o arco-íris, se você estiver olhando para baixo.” (Charles Chaplin)
O meu amado pai José Firmino Sanches, filho de José Alípio Sanches e Rita Zélia Sousa Sanches, nascido na cidade de Anajatuba – MA em 01 de junho de 1932. Mudou-se para a cidade de Rosário – MA, onde reside desde 1951.

No dia 13 de dezembro de 2024, com 92 anos de idade e 72 anos de atuação como comerciante ativo é reconhecido pelo trabalho árduo e préstimos à sociedade rosariense sendo agraciado com o Título de Cidadão Rosariense pela Câmara Municipal de Rosário.

Nesta cidade – casou-se com Zanilde Castro Sanches em 13 de julho de 1961, constituiu uma grande família com oito filhos, pela ordem de nascimento: José Carlos Castro Sanches, Carlos Henrique Castro Sanches, Zanilra Castro Sanches, Carlos Alberto Castro Sanches, Josenilde Castro Sanches, Zenilma Castro Sanches, Uilton Carlos Castro Sanches e Josete Castro Sanches, que na data festiva reuniram-se para comemorar com júbilo a conquista do afortunado pai.

Não se pode medir as contribuições do Sr. “Zé Surdo” para a cidade de Rosário – no seu comércio sempre havia a mercadoria que nenhum outro comerciante vendia; dedicava-se semanalmente a viajar de Rosário para São Luís com o propósito de realizar as compras dos diversos produtos do vasto portfólio para atendimento da clientela local – foram mais de cinco carros – o primeiro uma rural vermelha e branca, seguida de outros utilizados na vitoriosa jornada de trabalho contínuo, movido pela força, foco, fé e constância de propósito. Como disse Thomas Edison: “As conquistas humanas compõem-se de 1% de inspiração e 99% de transpiração.”

Assim ele construiu a sua história como protagonista, sem jamais desviar-se da rota, com valores e princípios sólidos transmitidos para os seus familiares, tais como: integridade, responsabilidade, ética, respeito, honestidade e acima de tudo amor e compromisso com a sua missão de vida.

O homenageado sempre foi um homem extremamente dedicado ao que faz, ao ponto de sacrificar momentos de lazer em detrimento das atribuições no comércio, associada à responsabilidade como pai e marido exemplar.

Se alguém merecia o título de cidadão rosariense, eis a pessoa certa! A justa conquista é motivo de orgulho pessoal do agraciado e dos seus familiares – que juntos comemoram como crianças – a comenda de José Firmino Sanches.

Eu acredito que ele inconscientemente com a sua simplicidade e admirável trajetória de sucesso inspirou-se em Sun Tzu: “Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias.”

Certamente deve-se aos admiradores do seu trabalho e das suas conquistas a iniciativa de colocar o seu nome para apreciação dos vereadores, que por unanimidade aprovaram a proposta – agradecemos a todos pelo gesto de reconhecimento e generosidade ao nosso amado pai – a quem devemos eterna gratidão por tudo que fez e faz por todos os seus familiares.

José Firmino Sanches
Tem seu nome na história
Nasceu para ser exemplo
Nos alegra a sua vitória.
Um homem trabalhador
Protagonista da jornada
Filho de um agricultor
Voa alto em revoada.
Orgulho anajatubense
Que cumpriu a sua missão
Hoje é Cidadão Rosariense
Destacado em meu torrão.

José Firmino Sanches, tinha a visão clara de onde queria chegar e sabia que não teria outra forma de conquistar o seu objetivo sem doar-se com intensidade à sua missão. Nunca se esquivou do compromisso ofertado por Deus para conduzir com maestria a sua vida. Parabéns pela conquista! Amamos você! Como disse Muhammad Ali: “Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si — um desejo, um sonho, uma visão.”

Para ter uma família e um negócio de sucesso ele tomou atitudes de coragem enfrentando as adversidades. A sua confiança, obstinação, trabalho, perseverança e constância de propósito nos inspiram. Mais uma vez eu tiro o chapéu para esse admirável homem que soube educar os filhos, conduzir com amor e dignidade a sua família e o seu negócio. Deus seja louvado!

São Luís, 13 de dezembro de 2024.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros. Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na Mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Poesia. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS13.12.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.


Maria do Socorro Sanches
14 de dezembro de 2024 at 01:00
Sinta_se um vencedor por todo legado que você está deixando para cidade de Rosário! Seus feitos são reconhecidos com mto esmero e dedicação! Abraço grande!
José Carlos Castro Sanches
14 de dezembro de 2024 at 08:41
Agradeço pelo carinho e atenção de sempre querida esposa Socorro Sanches. Que Deus continue abençoando as nossas vidas e nos dando sabedoria, saúde e paz. Te 💗 amo!