“Primeiro passo para a paz: reconciliar-se consigo próprio. É o que a gente pode fazer de mais concreto, por mais abstrato que pareça. ” Martha Medeiros
Viajei para Recife-PE, com o propósito de tirar o meu visto para uma futura viagem à América do Norte, mais precisamente Orlando na Flórida, para conhecer os parques das fantasias da infância. Apesar de nunca em qualquer outro momento da minha vida ter desejado visitar esse lugar que muitos dizem ser magnifico e encantador.
Mudei de ideia após insistência da minha esposa e troquei a passagem que ganhei de presente de uma filha para visitar Paris, depois que declarei o meu desejo de conhecer aquela bela cidade numa crônica que denominei “30 anos depois ainda não fui a Paris!”. Decidimos então, em vez de viajar para Paris, acompanhar a família em uma viagem para Disney, tudo porque não queríamos viajar pela Europa, apenas nós dois, minha linda dos olhos de mel e eu, que neste 19 de abril, dia do índio, completaremos 35 anos de casados. Um bom presente de lua de mel atrasado. Não sei se foi a melhor decisão trocar a Europa pelos Estados Unidos, só o tempo me dará a resposta.
O leitor atento deve estar a se perguntar: o que tudo isso tem a ver com “ Reconciliação”? Tudo! Senão vejamos.
Se não tivesse decidido viajar para Disney, não precisaria de um visto americano, consequentemente não viajaria para Recife e não conheceria o motorista de Uber Zildegley Souza que nos levou do Hotel até o Consulado Americano.
Durante a viagem Zildegley, de forma receptiva, agradável e simpática nos acolheu com atenção e cuidado, apesar de abatido por um sofrimento implícito, não externado em nossas conversas, mas facilmente perceptível pela sensibilidade aflorada deste que vos escreve. O corpo fala, sem lágrimas, sussurro, gemido ou sorriso! Logo percebi que havia algo submerso naquele “Iceberg”.
“Nunca te diminuas para caberes no Mundo de alguém. Se não houver espaço para ti, não insistas. Quem te quiser de verdade na sua vida, fará tudo para que caibas, de forma inteira, sem que tu precises te diminuir. “ Stephen Hawking
Seguimos viagem, bate papo agradável e reflexivo sobre a vida, família, religião, trabalho, desafios, negócios e oportunidades. Enfim, chegamos ao destino. Quando realizava o pagamento, a menos de vinte metros do Consulado Americano de Recife, o nobre e sensível motorista, que usava óculos escuros, provavelmente para esconder o seu sofrimento, aproximou-se de mim e disse chorando: “Ore pela minha reconciliação”. Ali estava à minha frente um homem despido de orgulho clamando por ajuda. Eu decidi ajudá-lo com o pouco que posso, uma palavra de conforto com esta “Carta de Reconciliação”.
“ A reconciliação nos deixa mais leves, pois para ela acontecer precisamos primeiro jogar o orgulho fora. ” Autor desconhecido
Fiquei surpreso pela confiança que em tão pouco conquistei. Aquele homem sofrido contava-me da sua intimidade e da necessidade de uma intervenção divina para livrar-se daquele sofrimento. Perguntei a ele com quem pretendia se reconciliar: “Deseja se reconciliar com a sua esposa? De imediato ele respondeu: Sim.
Voltei-me para ele e declarei que atenderia o seu pedido e, também escreveria algo sobre aquele momento especial do nosso encontro casual. Aqui estou cumprindo a promessa meu caro Zildegley. Devo surpreendê-lo porque provavelmente você não acreditaria que alguém de tão longe, sem relação de amizade e com poucos minutos de contato, daria importância ao seu clamor, mas quero provar o contrário.
“O coração do homem existe para reconciliar as contradições mais notórias. ”David Hume
Zildegley quero dizer que a sua vida a partir daquele nosso encontro jamais será a mesma de outrora. Aquela energia que nos uniu em poucos minutos de convivência será suficiente para transformar todos os dias da sua vida, em bençãos ilimitadas. A abundancia tomará conta da sua mente, coração e de todo o seu corpo. A sua fisionomia tristonha e deprimida jamais será a mesma. Você será um homem alegre, forte, determinado e sábio.
“O tempo não só cura, mas também reconcilia. ” Victor Hugo
A sua fé será tamanha, que superará todas as adversidades possíveis e inimagináveis que você possa experimentar. Nada será capaz de deter o seu desejo de reconciliação e, essa energia propulsora interior será visível ao ponto da sua esposa perceber que você é um “novo homem” e por decisão própria se debruçara sobre seus ombros para que juntos vocês possam criar os filhos, fruto do amor que vos uniu e que ainda permanece vivo.
Do contrário, Deus indicará para você o que há de mais belo entre um casal, apresentando uma nova oportunidade, que poderá advir de outra fonte que não a anterior. Deus sabe tudo! Confie nele!
“Toda vez que um casal se reconcilia, armas são depostas, faces se desmascaram, os sinos tocam, os anjos sorriem, o céu se ilumina novamente. ” Arnaldo R. Barbalho Jr.
Oriente o seu foco para a vida a dois “reconheça que a sua fortaleza está nela e a dela está em você” – regue a semente, deixe prosperar o amor, a paz, a liberdade assumindo o papel de provedor de uma família abençoada. Acredite fielmente naquele que deu a própria vida para nos salvar. Porque você já está salvo da solidão, o seu amor, a sua esposa, a sua vida, o seu sorriso voltou!
“Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade. ” Gabriel García Márquez
Estendo o convite ao casal para visitarem a nossa querida “Ilha do Amor” – São Luís do Maranhão – ao chegarem em nossa cidade passearemos juntos pelas belas praias, igrejas, ruas e becos para juntos comemorarmos “ a reconciliação” e compartilharmos as preciosas horas de vida e bênçãos recebidas. Este é o meu sincero desejo caro amigo Zildegley. Aqui tomo a liberdade de chamá-lo de amigo retribuído a confiança que você depositou em mim ao externar o seu mais profundo sofrimento.
“Nas desventuras comuns, reconciliam-se os ânimos e travam-se amizades. ” Miguel de Cervantes
Que Deus abençoe a sua vida, da sua esposa e filhos. E que a sabedoria possa reinar no seu império, transformando lágrimas de sofrimento, angustia e aflição em sorrisos de alegria, jubilo e contentamento.
“Amar não é retornar a tudo de antes. Amar é fazer uma nova história de amor a cada reconciliação. ” Ananda Lopes
O nosso maior suprimento é a verdade soberana do pai. Essa verdade está na Bíblia que deverá ser o seu livro de cabeceira em todos os momentos da sua vida. Faça bom uso deste amuleto sagrado que todo o sofrimento será apenas lembrança do passado. Forte abraço extensivo aos familiares!
“Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem. ” Marcos 10:9