1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

CAPÍTULOS DA SÉRIE VIAGEM À NOVA JERUSALÉM

– Artigos escritos durante viagem de ônibus de São Luís – MA a Nova Jerusalém – PE rumo à Paixão de Cristo.

A cada semana estarei divulgando novos capítulos até a conclusão desta série de 15 capítulos. 

OITAVO CAPÍTULO:

PASSEIO PELA PRAIA DOS CARNEIROS

“Somos navegantes num mar que não conhecemos; que Ele conserve sempre nossa coragem em aceitar esse mistério.” (Paulo Coelho) 

O passeio começou às 8h do dia 30 de março de 2018 quando partimos do Hotel Dan Inn na praia de Piedade, Recife – PE até chegarmos à Praia dos Carneiros por volta das 10h. 

“A Praia dos Carneiros é uma praia localizada na cidade de Tamandaré no estado de Pernambuco. Pertencia aos herdeiros da Viscondessa do Rio Formoso. Posteriormente foi propriedade do Sr. José Henrique Carneiros que a deixou de herança para seus filhos e cujo sobrenome induziu a denominação da referida localidade. Na atualidade esta área é quase que exclusivamente ocupada por residências de veraneio.

É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Carneiros ainda é selvagem e encantadora. Com águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, a Praia está a 113 km da capital pernambucana, Recife. Tem como uma de suas principais atrações a Capela de São Benedito, construída no século XVIII pelo Visconde do Rio Formoso, medindo 14 x 17m, onde são realizadas cerimônias de casamentos e batizados.”

Não demoramos ao passar pela passarela de entrada, tiramos fotos, curtimos a beleza exótica do local, cruzamos os bares rumo à areia e seguimos para um passeio de barco com “MAVIO” um barqueiro simpático de nome diferente, tem nove irmãos que os pais escolheram os nomes sempre iniciando com a letra “M” com disse Mavio. Filho de Marcos e Marlene todos começam com MAR. E Mavio diz que o seu nome vem Navio trocando o “N” por “M”. E também dá rima e poesia.

“Um navio está em segurança no porto, mas não é para isso que servem os navios.” (William Shedd)

Mavio conduziu o seu barco “DEUSAMAR” nos levando para o maravilhoso passeio pelo mar, ilha e Capela de São Benedito juntos estávamos Socorro, Sara, Lilia, Leni, Leciane, D. Francisca e eu. Tomamos banho no mar, passamos argila de cores amarela, vermelha e branca para reduzir gordura, cicatrizar as feridas da pele, prevenir o envelhecimento (sonho impossível), anti-inflamatório, melhorar a circulação sanguínea. Tudo parece uma jogada de marketing para cativar os viajantes que aportam na ilha a fim de vender os alimentos. 

“É preciso salgar os pés para adoçar a alma.” (Autor desconhecido)

O primeiro porto que paramos numa ilha de areia e piscinas naturais, não interessou aos embarcadiços, apenas Letizia se aventurou a explorar a novidade que para os demais tripulantes não se fez estimulante. Letizia parece gostar de desafios buscando sempre ser diferente e autentica. 

Enquanto isso Dona Sarah historiadora que gosta de fazer amigos se divertia com os colegas no barco. Larimar a mãe vencedora de dois filhos que lhe presentearam com a viagem a Nova Jerusalém, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas extasiada e feliz pela oportunidade de curtir o presente com a comitiva da viagem e colegas de embarcação. Era só alegria, a sua primeira viagem depois de 36 anos depois de muito trabalho, sofrimento e dedicação para criar os filhos. 

“Por traz da textura de flor se esconde uma mulher de fibra, guerreira, intuitiva, ,sem medo de ser feliz.” (Edna Frigato)

Como dizia com orgulho e satisfação: Esta viagem é um presente do meu filho mais novo. Estava muito feliz com o presente e com a economia que fizemos ao negociar o passeio com Mavio. 
Ui
Mavio nos disse ao final do passeio que ganhou o dia com o nosso encontro. Feliz e agradecido nos pediu para acompanha-lo pela Internet. Essa turma está “antenada” com a tecnologia. Disse a ele que iria escrever sobre a viagem para contar um pouco sobre o nosso passeio de barco e outras travessuras pela praia dos carneiros.

“Em tempos antigos, para um homem mudar o mundo era necessário armas, navios e muitos homens. Hoje em dia, para um homem mudar o mundo, é necessário apenas um computador com internet.” (Thallis Pessi)

Fiquei muito satisfeito pela oportunidade de convívio com aquele grupo animado e feliz.

Depois nos encontramos com Kennedy e sua futura esposa. Tomamos banho de argila e tiramos fotos para marcar o encontro. Naquela praia paradisíaca.

Fotografei Louise a gordinha que queria esconder a coisa mais bonita que tinha: a barriga. Disse a ela que a única forma de esconder a barriga seria tirar a foto de costas. O que gerou gargalhadas e gozação de Sarah, Lena e demais presentes. 

“A beleza da mulher tá por dentro, tá no conceito, tá no caráter, por fora é questão de gosto de cada um.” (Diego Raphael -Mr.Thug) 

Temos que aprender a valorizar o que temos. Às vezes o que parece feio é o mais belo. A beleza está nas pequenas coisas, muitas vezes tão bem escondida que é impossível vê-la senão pela profundidade. Felicidade é saber apreciar as pequenas coisas da vida. 

“A beleza exterior alegra os olhos, porém a beleza interior, faz com que o coração bata mais rápido.” (Raquel Fagundes)

O que temos de mais belo pode ser o caráter, a dignidade, a sabedoria, a inteligência… que não se pode fotografar, apenas observar no outro quando estamos dispostos a perceber e reforçar o que há de positivo. Este é o nosso maior desafio nos aceitarmos como somos e valorizar os pequenos detalhes nos outros. 

“Os homens se tornariam maiores apreciadores da beleza interior, se certas mulheres cuidassem mais da mente e do espírito do que cuidam do corpo delas.” (Augusto Branco) 

Louise Carneiro se dizia dona da praia dos Carneiros. Para perder a barriguinha só fazendo muita ginástica junto com a colega de quarto do Hotel Dan Inn. Passaram a noite confabulando sobre atitude de Letizia que queria manter o celular sempre 100% carregado e não dava oportunidade para as colegas de quarto usarem a tomada para carregarem as baterias do equipamento inseparável dos seres humanos dependentes do What App, Internet, Facebook… 

Pareciam três estranhas no ninho dividindo o mesmo espaço, cada uma por si e Deus por todas. Precisamos aprender conviver com os outros, perceber as suas necessidades e nos colocarmos no lugar delas sendo empáticos e parceiros de uma equipe com senso de coletividade e humanismo deixando de lado o egoísmo e o isolamento que nos tornam pequenas ilhas sem possibilidade de progresso.

Dona Françoise, mulher sábia, caladinha na dela quase não fala nada, mas participa de tudo discretamente. Apesar de sentir mal estar durante a peregrinação da via crucis em Nova Jerusalém. No final do passeio à praia dos carneiros foi a primeira a retornar para o ônibus da empresa de turismo SLZ que nos transportava. Enquanto eu trocava a roupa ela vigiava a entrada dos passageiros. As colegas não entenderam bem isso. Motivo de brincadeira e gozação da amiga Sarah.

“A mulher sábia sempre sabe como agir em meio as tempestades da vida.” (Thayna Amanda)

Larimar folgada demais quando chegou ao ônibus tomando cerveja com Louise, Sophia e Sarah já me fizeram de garçom para servir cerveja do frigobar e parar por alguns minutos o que escrevia sobre a viagem sem que tivessem conhecimento. Elas se divertiam, jogando conversa fora, tomando algumas cervejas para aliviar o cansaço, acionar o botão de relaxamento e poderem dormir no balanço do ônibus. 

“O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura. ” (Anasarca)

Depois agradeceu demais: você é um amor, amor, amor…coisa de quem começa a sentir os efeitos do álcool, deixa fluir os pensamentos, libera a língua e a censura sobre o que fala se perde na imaginação.

“E naquele momento evitava precisamente a solidão, que seria uma bebida forte demais.” (Clarice Lispector)

A mulherada conversava sem parar a ponto de me incomodar enquanto escrevia – era tanto o incomodo que não consegui me concentrar para ordenar as ideias, então, resolvi prestar atenção para a conversa delas que tomava rumo ignorado versando sobre diversos temas. A cerveja começou a mexer com a cabeça… ora sorriam, outras falavam de GEAP, Robson Jr, Ricardo Bati, SESC… Dona Larimar falou dezenas de vezes sobre que ama Robson Jr, Ricardo Bati e que fica informada de tudo no programa mania matinal. Robson é iluminado de Deus, adoro… adoro…dizia Larimar. É muito puxa saco! Não é Larimar?

Mais um passeio maravilhoso se encerrava após muita alegria e diversão na praia dos carneiros. 

Depois daquele caldo de sururu, espetinho de carne, banho de argila na praia de Guadalupe na companhia de pessoas especiais orientado pelo guia Mavio estávamos todos revigorados, o estresse que outrora tomava conta do nosso corpo já não existia. Novas amizades se estabeleciam entre pessoas humildes e simples que se encontraram de forma aleatória para curtir o feriado de semana santa naquele encontro diferenciado em Pernambuco Terra do frevo, maracatu, xote e baião. Onde surgiu o primeiro poema da literatura brasileira, Prosopopeia, de Bento Teixeira, que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque. 

Às 15h30min, Kennedy perguntou aos passageiros se todos já haviam chegado e se podia partir com o ônibus rumo a Recife para pernoite no Hotel Dan Inn. 

Seguimos viagem de volta com a promessa de voltarmos a nos encontrar em São Luís do Maranhão, terra das palmeiras onde canta o sabiá, para saborear as comidas gostosas da mestra de cozinha Larimar. Segundo Sarah. Larimar sabe cozinhar muito bem. Ainda não estou certo disso. 

De verdade tenho dúvida sobre os atributos culinários de Larimar.. Só poderei confirmar a veracidade da informação após o cumprimento da promessa. Até agora a única certeza que tenho é que ela gosta de tomar uma cerveja e falar demais com as colegas de copo, ou melhor, de lata.

Sarah inteligente, educada, educadora sensata e perspicaz com visão diferenciada do mundo e das pessoas continuava suas histórias de professora. 

“Ela é muito inteligente; inteligente demais, para uma mulher. Falta-lhe o vago encanto da fraqueza. São os pés de barro que dão valor ao ouro da estátua. E os pés dela…pés mimosos…não são de argila. Passaram pelo fogo, e o fogo enrijece o que não consome.” (Oscar Wilde)

Sarah brincando comentava sobre os vizinhos, genro e amigos que vivem a provocá-la. Ela não largava o celular hora nenhuma, vivia olhando o What App. Que vicio nojento. Não é Sarah? Não consegue passar um segundo sem olhar para o celular. Parece que era a vigia de tela, ou atendente de telemarketing. 

“Eu vivo de vitamina C: Comida, computador, cama e celular.” (Madjila)

Deixa o celular em paz Sarah. Esse é um pedido de um amigo atento aos seus movimentos durante a viagem. Era um olho no celular e outro na porta de entrada do porão do ônibus onde viajamos. O tempo todo atenta! Não precisa ficar zangada é tudo verdade. Se discordar manda uma mensagem para a lua que São Jorge dará a resposta com paciência e serenidade sem perder a amizade ou “Envie a palavra FEIO para 12345 e receba as minhas fotos no seu celular.” (Gabriel Carrico)

Larimar sorrindo e pedindo mais uma música de safadão para Kennedy enquanto o ônibus continua a viagem. Tem que ter saco Kennedy para aguentar essas mulheres. Pede paciência e sabedoria divina antes de cada viagem. Porque essa turma não tem hora para incomodar. Cada um pede o que quer e o dono da viagem tem que agradar a todos para não perder o cliente. Tem cada pedido. Não é Kennedy? Só você para aguentar!

Louise contava que a sogra não queria olhar na cara dela. Dormia e acordava, ia embora e não conversava com ela. 

O namorado engravidou a ex-namorada protegida pela sogra. Deu com o pé na bunda dela. Separou-se do marido, ainda está apaixonada… Trabalhadora supera adversidades e segue ajudando o filho de 16 anos. Vendeu calçados aos 22 anos, sempre estava entre as três melhores vendedoras da loja onde trabalhava. Ajoelhava-se para atender aos clientes nas sapatarias da rua grande. Ganhou TV como prêmio por ser a primeira em vendas. 

“Por trás da mulher de responsabilidades, da guerreira incansável e da profissional de atitudes, há uma criança que nunca morre.” (Ledda Carolina)

Era humilhada, mas trabalhava duro para suportar e manter o emprego. Até um dia em que não suportou mais a patroa e pediu demissão do trabalho e partiu para novos desafios. 

“Cansei de te esperar, tchau idiota deixei de ser boazinha para me vestir de mulher decidida, virei adepta do amor próprio, não faço questão das suas migalhas.” (Liahbj)

Louise demonstra ser uma mulher de muita fé, determinada a conduzir a sua vida pelos caminhos corretos e disposta a lutar com todas as forças para atingir os seus objetivos e metas. Uma mulher guerreira, de fibra, energia e vibração.

“Eu sou uma mulher guerreira, que todo dia acordo muito bela, confiante e disposta a viver a vida dignamente, com muito amor e muita fé em Deus. Ele é o meu guia e o meu maior protetor!” (Servamara)

Todas essas mulheres são exemplos de superação: Socorro, Sara, Leni, Lilia, Leciane e, D. Francisca. 

“As mulheres desde o ventre têm a força e o poder das tempestades, a nobreza das rainhas e a beleza dos pássaros pintados.” (José Carlos Sanches)

Obrigado pela oportunidade do convívio, pelo aprendizado de vida e troca de experiências que vocês me proporcionaram. Em breve nos encontraremos novamente. Sigam seus caminhos com passos firmes na rocha, com sabedoria, fé, determinação, liberdade, mansidão… Distribuindo amor, alegria e simpatia como roseiras que desabrocham e florescem apesar dos espinhos.

“A melhor roseira, afinal de contas, não é aquela que tem menos espinhos, mas a que produz as mais belas rosas.” (Henry Van Dyke)

Nota: Para preservar a identidade das pessoas citadas nesse artigo, atribui a cada pessoa citada o nome de uma atriz, rainha, princesa ou flor. Deixarei por conta dos leitores decifrarem o enigma sobre a quem me refiro em cada citação. Se desejarem saber o nome das flores, princesas, rainhas ou atrizes solicitem através da pagina Fala, Sanches. Manterei o nome real dos personagens no artigo original que será publicado em breve no livro…

Agradeço a participação de todos os atores e atrizes protagonistas ou coadjuvantes deste grande espetáculo pelo teatro da vida em Carneiros Beach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *