1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

A LITERATURA COMO ARTE E PAIXÃO (Vencedores da Final do VI FESTMSCPU – UEMA)

 Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

“A literatura é a expressão mais profunda da alma de um povo.” (José Saramago)

O VI Festival Maranhense de Contos, Crônicas e Poemas promovido pela UEMA, aos quatro semifinais teve a culminância em 04 de dezembro de 2025, no auditório do CCSA – UEMA.

O auditório estava lotado para receber os 20 finalistas da categoria poemas numa belíssima festa literária com apresentação de teatro de bonecos Beto Bittencourt e Grupo Musical de Alunos do curso de Letras de Barra do Corda com música popular bumba-meu-boi, dentre outras atrações.

As categorias contos e crônicas foram avaliadas apenas pelo conteúdo sem apresentação. Uma comissão de aproximadamente 20 escritores participou da criteriosa avaliação dos 131 poemas, 54 contos e 48 crônicas, nas 4 semifinais e na final.

Receberam a premiação os três primeiros colocados de cada categoria, sendo os 10 primeiros contemplados com a publicação dos seus textos na Antologia do FESTMACPU a ser publicada em breve pela UEMA.

Segue os nomes dos vencedores por categoria, com os respectivos títulos das obras:

POEMAS

1º – Banquete – Érika Ribamar Madeira Furtado

2º – Meu Atlântico – Rhosy de Fátima Costa Souza

3º – Ouça e venha – Juliana de Oliveira Lopes Sousa

CONTOS

1º – Chamaram de loucura o que era reza dançada – Dyuvania Mara Santos do Nascimento

2º – O Vitral Escarlate – Adrian Kaike Oliveira Araújo

3º – Entre curas, mistério e curangas – Evilásio Alves de Morais Júnior

CRÔNICAS

1º – O silêncio que educa – Dyuvania Mara Santos do Nascimento

2º – Angústia Imprópria – Kaline Ketna Costa

3º – O almoço favorito – Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho.

E os três melhores intérpretes dos poemas:

1o.- Trovoada – Cleyton de Sousa Braga

2o. – Ori – Marlon Cassiel Rodrigues Da Silva

3o. – Banquete – Érica Ribamar Madeira Furtado

O evento excedeu a expectativa e foi um sucesso de participação, integração, um tributo à literatura maranhense com obras e performances de excelência. Estou orgulhoso e agradecido pela oportunidade de integrar a comissão avaliadora especialmente pela promoção da literatura, arte e cultura maranhense além-mares.

Meninos e meninas eu vi no semblante de cada participante a alegria contagiante e a magia que encantou a todos que ali estiveram como protagonistas, apoiadores ou expectadores. A UEMA está de parabéns pela promoção de tão relevante momento literário, incentivo à arte e cultura popular, bem como os demais participantes do concurso, especialmente os vencedores do certame.

A distância entre sonho e realidade se chama ação. O sucesso é apenas a consequência de uma sucessão de pequenas iniciativas e batalhas vencidas ao longo da vida. O vencedor é aquele que não se deixa vencer pelo primeiro tropeço e segue recolhendo as pedras do caminho para construir a sua história com um forte alicerce e elevada determinação.

Um forte abraço a todos e obrigado por nos proporcionar esse momento de epifania literária.

“A literatura é a janela para a alma humana.” (Jorge Amado)

São Luís, 04 de dezembro de 2025.

José Carlos Castro Sanches

É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS04.12.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *