Por José Carlos Castro Sanches
A fineza nas palavras é para alguns grande virtude. Ao homem não importa apenas o escorreito verbo e a linguagem perfeita. Uma missão gloriosa e honrosa demanda coragem e atitude para mudar de altitude. Um belo discurso nem sempre reflete a realidade e a verdade, muitas vezes a rudeza e a bruteza são mais puras que a pureza.
A polidez sem naturalidade e a cortesia exagerada feita para agradar alguém é a mais autêntica falsidade. O néscio vira refém; o corrupto, corruptor; o sindicalista, impostor; um ex-presidiário, condenado, candidato a presidente pode ter eleitor. Se o povo não acordar teremos muito a lamentar, sofrimento, fome e dor – um país livre nas mãos de um ditador. A Bandeira verde, amarelo, azul e branco do Brasil será vermelha cor do sangue dos homens e mulheres que trabalham(ram) para sustentar a nossa nação. A democracia será tomada pela ditadura. A família destruída; A liberdade será cerceada e algemada pela submissão ao cativeiro; a paz pela guerra; a alegria pela tristeza; o sossego pelo desespero; o amor pelo ódio; Deus pelo diabo; o cristão pelo ateu; a vida pelo aborto; o pão pelas drogas; a humanidade pela crueldade e a verdade pela mentira.
Não caia na zumbaia, o preso saiu da tocaia lá do Sítio de Atibaia. Ore por nós Malafaia. Que Deus nos livre da saramandaia, afastando-nos da cobaia, não queremos morrer na praia.
A porta é estreita:
“Entre pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. (Mateus 7:13-14)
São Luís, 17 de outubro de 2022.
José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.
Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e Pétalas ao Vento.
Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.
Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches
O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS17.10.2022. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.