Por José Carlos Castro Sanches

“Trabalhar duro por algo que não acredita chama-se estresse. Trabalhar duro por algo que acredita chama-se propósito. ” (Simon Sinek)
Você já experimentou passar, horas, dias, meses, anos… fazendo aquilo que não precisa ser pago e ao final sentir-se realizado, feliz, satisfeito, alegre, entusiasmado e abençoado? Assim, eu me sinto quando estou escrevendo. Chamo a isso de o sabor da realização, sentido da vida, prazer da imaginação, poder da criação, liberdade de expressão e passeio pela inspiração. É o sentimento de quem encontra propósito no que faz. Como disse William Cowper: “A verdadeira felicidade e sucesso consiste em gastar nossas energias com um propósito. ”

Contrariamente ao supracitado. Você já teve a experiência de realizar ou tentar fazer algo em que não acredita, por necessidade? Aquilo que traz um peso excessivo, cansa, desanima; transmite a sensação de fracasso, torna-o infeliz, insatisfeito, frustrado e triste? Como se estivesse ameaçado, atormentado pela exaustão enfrentando o perigo e buscando sempre uma fuga? A isso chamamos de Estresse. Essa condição requer mudança de vida, reavaliação de metas e objetivos; retomada de rumo e redirecionamento da bússola. É chegada a hora de tomar uma decisão importante e redefinir o alvo pessoal e profissional. Afinal, quem é o protagonista da sua vida? Qual a sua escolha? Estresse ou propósito?
“A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do caráter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele, o gênio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências. ” (Philip Chesterfield)
São Luís, 08 de fevereiro de 2022.
José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e catorze livros inéditos. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches
O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor ou na Livraria AMEI do São Luís Shopping. Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS08.02.2022. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.


