1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

CAPÍTULOS DA SÉRIE VIAGEM À NOVA JERUSALÉM

– Artigos escritos durante viagem de ônibus de São Luís – MA a Nova Jerusalém – PE rumo à Paixão de Cristo.

A cada semana estarei divulgando novos capítulos até a conclusão desta série de 15 capítulos. 

SEGUNDO CAPÍTULO:

O TEMPO NÃO PASSA! 

“Como o tempo custa a passar quando a gente espera! Principalmente quando venta. Parece que o vento maneia o tempo.” (Érico Veríssimo)

Estou eu aqui a viajar com meu bem. Numa viagem para Nova Jerusalém para nos encontrarmos com Jesus na cruz do calvário. Naquela encenação, emoção que parece realidade.

O ônibus que viajamos parece mais um barco balançando sobre as ondas. Estou começando a me sentir enfastiado, cansado e ainda não chegamos a Caxias – A PRINCESA DO SERTÃO, o nosso primeiro ponto de parada programada para o jantar, prevista para as 20h00min após a nossa saída de São Luís às 14h00min.

Já me movimentei bastante no ônibus, li Allan Percy, Oscar Wilde para inquietos, cochilei, mas a minha inquietação não passa. 

“Bens materiais e até saúde podem ser recuperados, mas o tempo que se deixou passar sem aproveitá-lo é irrecuperável. O ócio é um pecado capital em perigo, porque facilmente se torna pai de muitos pecados.” (Textos Judaicos)

Não tenho mais o que fazer senão pensar e esperar…

O tempo traz
O tempo tira 
O tempo falta 
O tempo vigora 
O tempo voa 
O tempo não passa 
O tempo é favor ou contra 
Conforme a hora. (Martha Medeiros)

Após o anoitecer sem poder ver as paisagens, as casas de pau a pique, os animais na estrada, as pessoas humildes transitando pela pista ou sentadas em suas portas a conversar com os vizinhos e familiares, as cidades simples do meu estado enorme e pobre. Então, resolvi escrever.

“De noite, como
a luz é pouca,
a gente tem impressão
de que o tempo não passa
ou pelo menos não escorre 
como escorre de dia.” (Ferreira Gullar)

Escrever para mim é um prazer que me permite aliviar as tensões e me fazer aquietar diante da ansiedade, criar e brincar com as palavras, me divertir e sonhar tudo que gosto, escrever histórias reais e estórias impossíveis, virtuais, absurdas, fantásticas, enfim entrar numa atmosfera de criatividade que só os poetas entendem. 

“As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo.” (Arthur Schopenhauer) 

Como todos temos um pouco de louco e poeta fica fácil entender o que descrevo, basta parar um pouco e dar a devida atenção ao mundo que nos rodeia e perceber as pessoas com as quais convivemos. Escrevo para passar o tempo e registrar os fatos na tentativa de passar a limpo a minha vida. Assim seguimos a nossa viagem rumo à Nova Jerusalém-PE.

“Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.” (Mario Quintana)

Enquanto os motoristas conduzem o ônibus pela BR-135 rumo a Pernambuco eu me debruço numa folha de papel na tentativa de reconstituir as minhas mais belas experiências até que chegue a hora do encontro com Jesus naquela cruz… 

“Aproveite cada minuto, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo…” (Autor desconhecido)

A viagem continua, eu sigo guiado por Deus para onde o ônibus barco me levar nessas ondas desordenadas, desviando de buracos e quebra molas mundo afora, num eterno movimento.

“O tempo tudo clarifica e não há estado de espírito que se mantenha inalterado com o passar das horas.” (Thomas Mann)

Um sonhador insaciável e incansável, inventor de projetos tentando contagiar os outros com os seus sonhos, certo de que existem dificuldades e obstáculos às vezes intransponíveis, incontornáveis que haverão de aparecer enquanto não vencermos os desafios, até que finde a viagem de ida e volta. 

“O tempo não passa, somos nós que passamos por ele.” (Cristina Lemos)

Estarei atento aos variados caminhos que se abrem à minha frente buscando a sabedoria divina e recuperar a espontaneidade da infância para encarar os desafios com sobriedade e mansidão, amando a vida e passeando pelo tempo, assim tudo será mais fácil. 

“Para quem ama a vida, o tempo não passa, passeia.” (Andre Saut) 

Sabendo que acumular conhecimento não significa necessariamente adquirir sabedoria e que precisamos ser simples e desfrutar dos prazeres da vida com naturalidade apreciando cada momento, sendo amáveis, generosos, comendo os morangos, viajando sem pressa, dormindo lado a lado com a pessoa amada, escutando o ronco do motor, comendo farofa de ovo, escrevendo sobre o travesseiro amassado e vivendo intensamente o PRESENTE, neste Paradoxo temporal, porque o futuro a DEUS pertence . 

“O tempo não para!
O tempo não passa!
O tempo voa!” (Juliana Rossi Cordeiro)

Uma BOA VIAGEM no mundo da imaginação. Essa viagem só você pode fazer sozinho consigo mesmo. 

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” (José Saramago)

Somos todos PASSAGEIROS da terra das PALMEIRAS de Gonçalves Dias para Nova Jerusalém ao encontro do Pai eterno. O tempo passa como uma encenação e um dia a gente aprende. Até aqui nos ajudou o SENHOR! 

“O tempo passa e o homem não percebe.” (Dante Alighieri). 

Depois de vinte e sete (27) horas de viagem ininterrupta de ônibus, com pequenas paradas (jantar em Caxias-MA, abastecimento do ônibus em Picos-PI, café em Salgueiro e Almoço em Arco Verde-PE). 

Passamos pela cidade de Caruaru-PE a 49 km de Nova Jerusalém nosso destino e enfim chegamos, em paz, às 17h45minh (29/03/18) ao nosso destino e local do evento. 

“O tempo não passa em vão, ele traz aprendizado e deixa conhecimento, crescimento, experiência e maturidade.” (Izzo Rocha) 

Às 19h00min começou o espetáculo da PAIXÃO DE CRISTO em Nova Jerusalém. Com o tempo nublado e chuvisco, compramos capas plásticas e seguimos aquela multidão de mais de cinco mil pessoas, nas quinze estações naquele lugar enlameado e sob chuva intensa até o final do espetáculo por volta das 22:00h. 

Todos saímos molhados alegres e renovados espiritualmente e seguimos rumo ao hotel Dan Inn no bairro da Piedade em Recife. 

Era chegada a hora de descansar um pouco numa cama confortável, relaxar para continuar a peregrinação pelas praias dos carneiros, porto de galinhas, marco zero… Nem tudo é lama, chuva e tempestade… Temos também momentos de sol, praia, mar, vento, barco, luz, curtição e alegria.

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Teixeira de Andrade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *