1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

TRIBUTO À ACLAPREV: UM CANTO DE GRATIDÃO

Por José Carlos Castro Sanches    

Site: www.falasanches.com 

“A literatura é a imortalidade da alma.” (Voltaire)

Admissão como Membro Correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas, em 09 de janeiro de 2026.

Senhor Presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas, Membros da mesa, Académicos, Autoridades, Amigos e familiares,

Agradeço a Deus pela oportunidade ímpar de estar aqui hoje, rodeado de pessoas ilustres e queridas. É com imensa alegria e gratidão que recebo a honra de ser nomeado membro correspondente desta Academia.

Inicio as breves palavras reverenciando a aniversariante do dia. Nesta data magna que comemora os 03 anos de fundação da ACLAPREV – Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas.

A história de Presidente Vargas é uma epopeia de luta e conquista. O município de Presidente Vargas, no Maranhão, foi criado pela Lei nº 2.376 de 9 de junho de 1964, mas sua data oficial de fundação é 13 de fevereiro de 1965, quando foi efetivamente emancipado e passou a ter sua própria administração, tornando-se um município independente do antigo município-mãe, Itapecuru-Mirim.

É um berço de talentos e tradições, onde a cultura e a arte se entrelaçam com a natureza exuberante do Maranhão. E é nesse cenário de beleza e criatividade que a ACLAPREV se ergue como um farol de conhecimento e inspiração, celebrando a riqueza intelectual e cultural de sua gente.

Ao ingressar nesta Academia, sinto-me como um navegante que encontra um porto seguro, onde as águas da sabedoria e da criatividade se encontram. É um privilégio juntar-me a este sodalício de mestres e amigos, que compartilham o amor pela literatura, a arte e a cultura.

Como escritor, sempre fui apaixonado pela palavra escrita, pela magia da leitura e pela capacidade de transportar os leitores para mundos desconhecidos. A literatura é uma jornada sem fim, e é com alegria que compartilho essa paixão com todos vocês.

Estamos escrevendo um novo capítulo do livro de Presidente Vargas. Como disse Carlos Drummond de Andrade: “Um livro é um sonho que se realiza.”

E para finalizar, permitam-me citar duas estrofes do hino de Presidente Vargas: “Santa Luzia, nome inaugural da vila Fundada pelo Coronel Pedro Daréu, E o povoado prosperando a cada dia, Para honra destas placas, elevou-se Em cidade, Bela Presidente Vargas, (Bis) (…) Brava gente, Prevarguense, imponência De maranhense; Santa Luzia, padroeira, Dai-nos graças a vida inteira.”

Agradeço aos confrades e confreiras, por estar junto a todos na festa das letras de Presidente Vargas! Que a literatura tenha lugar de destaque no solo fértil e inspirador e as estrelas brilhem intensamente nesta terra de notáveis escritores e poetas. Que resplandeça a luz e magia da nossa academia.

Viva Presidente Vargas. Que Deus seja louvado!

“A imortalidade é a memória que deixamos na vida dos outros.” (Aureliano Buarque de Holanda Ferreira)

Presidente Vargas, 09 de janeiro de 2026.

José Carlos Castro Sanches.

É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS09.01.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *