Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Enquanto fazíamos um passeio pelos pequenos lençóis próximo ao mar em Tutóia – MA, fui surpreendido por meu neto segurando uma fruta seca pelo sol ardente e calor da terra, encontrado na areia quente próximo a um lago seco, ladeado por coqueiros bem altos. Ele me perguntou: que fruto é esse vovô? Mesmo sabendo que era um limão, como estava isolado em meio à areia quente próximo ao mar, eu suspeitava ser um limão… a reflexão que deixo: tudo que está fora do ambiente, gera dúvida… Isso vale para as palavras, ações, comportamentos e atitudes impensadas…
A vida é cheia de “limões no deserto”, coisas que nos surpreendem e nos fazem questionar o que sabemos. E é justamente nesse momento de dúvida que encontramos oportunidades para crescer e aprender. O novo é assustador, mas também é emocionante. É uma chance de redefinir nossas perspectivas e encontrar novos caminhos. Quando nos deparamos com o desconhecido, podemos escolher entre nos fechar ou nos abrir para as possibilidades. Podemos deixar que a dúvida nos paralise ou podemos usá-la como motivação para explorar e descobrir. A vida é um processo contínuo de aprendizado e adaptação, e é nos momentos de incerteza que encontramos a verdadeira força e resiliência. Como você lida com as surpresas da vida?

Tutóia, 07 de janeiro de 2026.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, comunicador, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento; Série Três Viagens: Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando; O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Livros em parceria: Borboletas & Colibris, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar e ECOS – da Academia Maranhense de Trovas. Participa de diversas antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS07.01.2026. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.