1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

SÃO LUÍS, 413 ANOS!

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

Era início de noite de um domingo, às vésperas do dia 8 de setembro, quando eu aguardava ansiosamente o novo dia para comemorar o 413º aniversário de São Luís, capital do Maranhão, cidade fundada em 1612 por franceses liderados por Daniel de La Touche e transformada em um importante centro cultural e histórico do Brasil.

Fundada há mais de quatro séculos, São Luís é uma cidade que respira história e cultura. Com seu centro histórico tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade é conhecida por suas belezas arquitetônicas, manifestações culturais e culinárias únicas. Além do legado literário de notáveis escritores e poetas que a elevaram ao posto de “Atenas Brasileira”, mantendo a herança de renomados beletristas e a tradição das belas letras com brilhantismo, inspiração e sensibilidade poética.

São Luís é um lugar onde o passado e o presente se encontram, criando uma atmosfera mágica e encantadora. Eu ouvia, distante, a música “Sentimental” de Altemar Dutra, sentado com a minha amada esposa e dois amigos num espaço acolhedor do Condomínio Jardim de Lombardia, escrevendo essa crônica. Certo de que o amor entre homens e mulheres, cidades e poetas, ainda existe.

Enquanto eu escrevia, imaginava um poeta apaixonado retratando sua urbe com sincera intimidade, um cronista decantando a Ilha do Amor com extrema felicidade. Um contista inspirado descrevendo o amor e a liberdade. Um trovador escrevendo uma linda trova com beleza e suavidade. Ao mesmo tempo em que um escritor inspirado reproduzia a sua verdade com imaginação criativa, letras saltitantes, palavras penetrantes e melodiosas sinfonias.

Ah, São Luís, cidade amada, são quatrocentos e treze anos de glória, guardados intimamente em prodigiosa memória. Saiba que, se um dia eu partir desta bela ilha, a minha alma sempre estará aqui. Quem ama nunca esquece, porque até o coração de pedra amolece e as belas lembranças não arrefecem. No vai e vem das ondas do mar, ao cheiro da maresia, tudo gira em torno da poesia para comemorar o seu dia.

Parabéns, São Luís, cidade que amo e guardarei eternamente nas profundezas do meu coração! O brilho das estrelas e a lua cheia iluminam a noite à espera do amanhecer de um novo dia iluminado e festivo ao raiar do sol. A Ilha abriga o meu silêncio; ouço o som das batidas do coração, contemplando o meu eterno torrão!

Que os 413 anos de São Luís sejam motivo de celebração e reflexão sobre a rica história e cultura desta cidade encantadora. Que possamos continuar a preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural de São Luís, para que as gerações futuras possam desfrutar da sua pureza, encanto e magia.

São Luís, 07 de setembro de 2025.

José Carlos Castro Sanches

É consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, Academia Vianense de Letras e Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

Autor dos livros:

– Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou.

– Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!

– Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento.

– Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na Mala, Divagando na Fantasia em Orlando, O Voo da Poesia, Momentos do Cotidiano.

– Obras em parceria:  nu Borboletas & Colibris, ECOS – da Academia Maranhense de Trovas, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar. Coautoria em diversas antologias brasileiras. Tem a literatura como hobby e acredita que escrever é um ato de amor e liberdade.                            

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS07.09.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *