Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Na perspectiva deste beletrista, a estranha manga que a amiga Ceres Fernandes comprou parece falar e respirar, mas não enxerga um palmo adiante do nariz, tampouco ouve e sente o ruído e o fluir do vento que sopra ao seu redor. Parece que a calvície sobrepôs a casca em digressão e juntou-se ao rosto disforme. No beiço, a marca do sofrimento e da indignação. O verde-ocre dá o tom da labuta e do tempo fugaz que atravessa a sombra sobre a mesa e traduz na caricatura assombrada a imagem de uma manga que desejava atingir o patamar humano, sem imaginar o quanto está além deste. Não fosse a sensibilidade da poetisa ao perceber e fotografar a manga e a imaginação criativa do cronista, ela nada mais seria senão uma fruta comum. Agora virou poesia. Viva a criatividade!

São Luís, 20 de agosto de 2025.
Fotografia: Ceres Fernandes
José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Luminense de Letras, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Letras, Artes e Ciências de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando, O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Borboletas & Colibris, ECOS da Academia Maranhense de Trovas, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar (em parceria). Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS20.08.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

