1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

DISCURSO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “MOMENTOS DO COTIDIANO”

Escritor: José Carlos Castro Sanches

Data de lançamento: 30 de agosto de 2025

Local: Associação do Ministério Público do Maranhão – AMPEM

Boa noite!

Agradeço aos familiares, amigos, confrades, confreiras e demais presentes, ao prefaciador José Ewerton Neto, membro da AML, e especialmente à Academia Literária do Maranhão – ALMA, em nome do Presidente Regis Furtado, pela oportunidade de lançamento do livro “Momentos do Cotidiano” neste 6º SarAlma. Este é um momento especial para a divulgação de obras literárias dos acadêmicos, uma iniciativa inspiradora que fortalece a literatura e valoriza o trabalho dos escritores, cronistas, contistas, romancistas, trovadores e poetas que compõem este prestigiado sodalício.

Cada nova obra é uma flor que desabrocha, um diamante lapidado com amor, uma centelha de luz na escuridão. Quem escreve com a alma sabe o valor de cada palavra, frase, parágrafo, página e capítulo. O livro traduz a culminância do espetáculo, onde os protagonistas são os autores e os leitores que dão asas à imaginação e visibilidade à obra, extraindo a essência para alimentar o pensamento e direcionar ações para um mundo mais justo e fraterno, onde o conhecimento é o instrumento de transformação e crescimento.

“Momentos do Cotidiano” traduz em palavras a percepção do autor sobre a vida, as conexões, as vivências do cotidiano, a natureza, as coisas e os movimentos na perspectiva de um observador atento ao mundo e às pessoas, com um olhar poético e crítico, razão e emoção, firme propósito e visão de um peregrino que trilha a estrada com a certeza da sua transitoriedade, em busca da imortalidade, construindo um legado de amor, paz, respeito, ética, transparência, responsabilidade, honestidade e, acima de tudo, de liberdade, tão vilipendiada no presente.

A obra retrata a experiência de um cronista ávido por traduzir a realidade e a fantasia por meio da escrita diária, que o encanta e motiva a seguir. Há uma década, escreve e compartilha diariamente seus escritos com o objetivo de transmitir uma mensagem de amor, esperança, motivação e reflexão sobre a vida, ensinamentos por vezes ignorados, noutras encontram guarida no coração do leitor.

O livro “Momentos do Cotidiano” se inicia com um passeio de um cego pelo planeta Mercúrio, segue com o poder da simpatia, do amor e da generosidade, o valor de uma vida, um minuto de silêncio; transita pelo panteão da glória, passarela do samba, curva-se ao português, penetra na alma de uma biblioteca, descreve o que é ser escritor, dialoga com a mulher, o respeito e a dignidade; aborda temas como a soberba, a inveja, a reconciliação, a herança de um poeta; o fotógrafo, o besouro e a flor, um gigante adormecido em Vênus, o homem que chora, a liberdade de expressão, o banquete supremo, saudade, ansiedade, felicidade; leva à reflexão sobre criar em tempos de crise, sintonia com a natureza, a química da vida, o castelo da estrela d’alva, o mocotó da Leni, a essência do homem de ouro, os paraquedistas, Cangambá, mãe: nome mais doce do mundo, a cama emprestada, e segue caminhando entre as letras, as borboletas, comunicando pelas ondas de rádio, antenas de TV, e reconhecendo o poder da gratidão.

“Momentos do Cotidiano” é um livro denso, com 52 crônicas em 280 páginas, sendo a última reservada para o leitor escrever a sua própria crônica, intitulada “Agora é sua vez: escreva sua crônica.”  Recomendo a leitura! Um forte abraço a todos!

São Luís, 18 de agosto de 2025.

José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Luminense de Letras, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Letras, Artes e Ciências de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando, O Voo da Fantasia e Momentos do Cotidiano. Borboletas & Colibris, ECOS da Academia Maranhense de Trovas, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar (em parceria). Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS18.08.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *