Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Era um sábado de 05 de julho de 2025, às 16h, quando o sol ainda intenso sugeria o aconchego, o silêncio e o sono restaurador do fim de semana. Enquanto isso, um grupo seleto de escritores, familiares e amigos se reunia na Academia Luminense de Letras para a sessão da ALPL, que tratava da III Antologia composta por 30 escritores, seguindo a passos largos a caminhada pelas veredas floridas e perfumadas da literatura. A pauta da reunião incluía o lançamento do livro “TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar”, uma coletânea de 400 trovas escritas em colaboração pelos Cavalheiros das Trovas José Carlos Castro Sanches, José Maria Brito Lopes (Zequinha Trovador), Pedro Oliveira Dutra Neto e Carlos Augusto Furtado Moreira. Ali, representados por Brito e Sanches, enquanto Pedro Neto e Carlos Furtado estavam em viagem.

O ambiente acolhedor e amigável da academia tornou o evento agradável, alegre e festivo com a participação de todos os presentes. Autógrafos dos autores, fotos, congratulações e afetividade nos faziam sentir honrados e felizes pela receptividade. A poesia se manifestava alegremente, motivo de inspiração para os apreciadores das trovas líricas, filosóficas, satíricas, reproduzidas em estrofes, versos, rimas, amor, paz e harmonia.

Como dizem os sábios: “tudo que é bom dura pouco”, o que justifica a rapidez com que tudo passou. Há uma máxima que traduz a essência desse pensamento: “a felicidade está nas pequenas coisas.” Ela estava conosco naquele momento de plena epifania.

Quero agradecer ao amigo e confrade Ferreira da Silva, às confreiras Emanuelle Ferreira e Ivone Silva, ao parceiro Zequinha Trovador e a sua consorte, à minha amada esposa Socorro Sanches, e a cada um dos demais acadêmicos e convidados presentes pela ativa participação e congraçamento. Somos todos gratidão pelo carinho e atenção, o que fortalece os nossos vínculos de amizade e a convicção de que não são pessoas felizes que são gratas, são pessoas gratas que são felizes. Deus seja louvado!

São Luís, 06 de julho de 2025.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na Mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Poesia. TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar, ECOS da AMT: novos trovadores (em parceria). Coautoria em diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS06.07.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

