1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

17 DICAS PARA ESCREVER UM LIVRO

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

“Não se escreve por se querer dizer alguma coisa, escreve-se porque se tem alguma coisa para dizer.” (Scott Fitzgerald)

  1. Vontade, disposição e inspiração; Caneta, papel, agenda, caderno e computador na mão.
  2. Um motivo, uma ideia ou um fato para descrever; Escreva com amor e zelo! Como disse William Faulkner: “Para ser grande é preciso ter 99 por cento de talento, 99 por cento de disciplina e 99 por cento de trabalho.” 
  3. No primeiro momento escreva o conteúdo de interesse com celeridade sem se preocupar com a perfeição – deixe fluir as ideias antes que elas fujam. “Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido.” (Jules Renard).
  4. Organize os textos que irão compor os livros, por datas ou temas de interesse (em arquivos eletrônicos e apostilas encadernadas para facilitar a revisão).
  5. Faça a revisão do (s) texto (s) ou contrate um profissional qualificado e especializado.
  6. Providencie um prefaciador competente com reconhecida habilidade literária; escolha uma frase para epígrafe; os textos de agradecimentos; apresentação, prefácio, prólogo e posfácio (entre estes os que julgar oportuno para o seu livro); orelha da capa; orelha da contracapa e contracapa.
  7. Solicite o ISBN – International Standard Book Number / Padrão Internacional de Numeração de Livro. A Biblioteca Pública Benedito Leite de São Luís/MA, poderá realizar esse trabalho sem custos ou o próprio autor / editor poderá solicitar pela Internet sem intermediação, com pagamento de uma taxa, em até cinco dias estará disponível. Faço os meus com a Câmara Brasileira do Livro – CBL.
  8. Decida se seguirá os passos abaixo (como autor e editor independente) ou se contratará um editor ou editora para dar continuidade ao processo.
  9. Como autor e editor independente encaminhe os textos totalmente revisados para o profissional responsável pela diagramação.
  10. Ao receber o livro diagramado, faça cópia da “boneca”, leia e revise completamente, incluindo os textos do item 6. Caso identifique alguma oportunidade de correção – faça os devidos ajuste com o diagramador – antes de enviar para a gráfica.
  11. Antes da impressão faça cotação com pelo menos três editoras ou gráficas; busque referência das editoras e gráficas com quem realizou trabalhos com elas.
  12. Avalie e escolha a melhor proposta (nem sempre é a mais barata, nem a mais cara), formalize um contrato para prestação dos serviços, antes do pagamento; todos os detalhes relevantes negociados devem estar no contrato, sem exceção. OBS: Salvo acordo ou relação de confiança entre as partes essa etapa poderá ser suprimida.
  13. Acompanhe o passo-a-passo do processo de impressão; incluindo o transporte especialmente se a impressão for realizada em outro município ou estado; confira no ato do recebimento.
  14. Defina o local de lançamento de preferência numa livraria; agende a data somente após o recebimento dos livros, pode ocorrer algum imprevisto no decorrer do processo.
  1.  Faça um bom marketing entre os amigos, grupos literários, redes sociais, jornais e, outras mídias. E tenha sucesso na venda dos livros, reconhecimento dos leitores e críticos.
  2. Não procrastine a sua decisão de escrever. Dê o primeiro passo, não deixe para depois o que pode ser feito agora. Escreva diariamente: de grão em grão a galinha enche o papo. Quem planta colhe! José Saramago, foi além ao dizer: “Escrevemos porque não queremos morrer. É esta a razão profunda do ato de escrever.” 
  3. Não dê ouvidos aos pessimistas – eles estão próximos de você – sempre prontos a dizer que não é possível. Afaste-se deles como o diabo da cruz.

“As palavras sempre ficam.
Lembre-se sempre do poder
das palavras. Quem escreve
constrói um castelo, e quem
lê passa a habitá-lo.” (A Menina que Roubava Livros)

São Luís, 09 de janeiro de 2021.       

Revisado em 30/11/2024.

São Luís, 30 de novembro de 2024.

José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros. Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na Mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Poesia. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS09.01.2021 REV.30.11.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Comments (2):

  1. Benjamim

    30 de novembro de 2024 at 10:34

    Parabéns, grato.

    Responder
    • sanches

      17 de dezembro de 2024 at 20:21

      Por nada Benjamim. Saúde e paz para você e familiares.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *