1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

SÉRIE NATAL E ANO NOVO: QUINTO CAPÍTULO – AÇÃO OU REAÇÃO NESTE NATAL?

“Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade. ” (Albert Einstein)

Nesta crônica faço uma breve reflexão sobre a essência do dar e receber, sem ter a pretensão de mudar a concepção dos leitores sobre o certo ou errado. Boa leitura e reflexão!

Fica muito fácil trocar presentes dar um e receber outro em troca entre amigos. É mais difícil dar sem receber entre pessoas conhecidas. E ainda mais difícil dar sem receber sem que haja outros interesses além da mera troca de presentes entre pessoas desconhecidas.

“Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é privilégio apenas dos ricos”. Neste Natal vamos praticar: ” O dar sem receber nada em troca.”

Em 1687, o cientista inglês, físico, matemático e astrônomo, Isaac Newton publicou a sua 3a. Lei denominada – Lei da ação e reação. O que tem a ver está lei com o tema? Apenas uma figura de linguagem para dar atratividade ao texto? Você descobrirá no decorrer da leitura.

“Para cada ação há uma reação igual e oposta. Você recebe do mundo o que você dá ao mundo. ” (Gary Zukav).

Em 1777, o químico francês, Antoine Laurent Lavoisier pai da química moderna anunciou o princípio da conservação das massas: ” Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Nicolau Copérnico importante matemático e astrônomo polonês. Pai da astronomia moderna descobriu em 1543 a teoria do heliocentrismo – percebeu e defendeu a tese de que a terra assim como os demais planetas, gira em torno do sol.

Jesus Cristo nasceu em “Belém de Judá ” de uma mãe ainda virgem, em uma manjedoura. Não foi cientista, nem doutor, mas é o filho de Deus, com o seu nascimento há 2020 anos surgiu o Natal que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Porém, a celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c. vejam a importância deste homem a quem um calendário se refere ao antes e depois do seu nascimento.

Este calendário passou a ser denominado Calendário Cristão contado a partir do nascimento de Cristo.

Vejam que evoluímos da lei da ação e reação, teoria da ação das massas (terra), teoria do heliocentrismo (planetas e satélites) até o nascimento do filho de Deus, criador do céu e da terra (Universo).

O maior missionário tinha entre outras qualidades: Lealdade, fidelidade, honestidade, franqueza, humildade, desprendimento, devoção, compaixão, tolerância, mansidão, perseverança e esperança.

“A filosofia que rege o mundo é oposta àquela estabelecida por Jesus. O mundo desaprova e escarnece dos valores que regem nossa conduta financeira. Numa cultura em que a lei régia é levar vantagem em tudo, ganhar tudo o que puder, por todos os meios, de todas as formas, em todo o tempo, de todas as pessoas, para o seu próprio deleite, o ensino de Jesus é revolucionário: ” Mais bem-aventurado é dar do que receber.” (Atos 20.35).

Ninguém é tão pobre que não possa dar, nem tão rico que não possa receber. Todos podem experimentar essa bem-aventurança. Dar não é tanto uma questão de quanto dinheiro temos nas mãos, mas de quanto amor temos no coração.

Sejamos mais receptivos, agradáveis, amigos, solidários, fraternos e, menos reativos, arrogantes, egoístas. Propagando o amor, a paz, a fraternidade e a sabedoria divina, em vez de destilar o ódio, a inveja, a cobiça e a ira.
A verdadeira essência do Natal é o amor ao próximo! É dar sem esperar receber nada em troca!

“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai do silencio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. ” (Desconhecido)

Feliz Natal e Ano Novo de bênçãos ilimitadas.

São os votos de José Carlos e Socorro Sanches.

São Luís, 24 de dezembro de 2019.

Comments (1):

  1. Alessandra

    18 de dezembro de 2020 at 16:35

    Que linda e profunda reflexão Professor Sanches. Suas palavras são sempre um alento para nossos corações e nos ajudam a refletir sobre questões / temas importantes e relevantes para nós! Só senhor e sua família, desejo um Natal de plenas realizações, com esperança, paz e amor. Alessandra.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *