“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.” Sêneca
Boa tarde! Estimados familiares e amigos. É com incontida emoção que participo deste encontro.
Vou quebrar o protocolo e dividir a minha fala em dois momentos, iniciarei com agradecimentos a pessoas especiais, seguido de um resumo sobre a minha predileção pela literatura e a modesta carreira de escritor que se inicia.
Hoje é dia de agradecer: Primeiramente sou grato a Deus pela vida, pelo dom de escrever e pela oportunidade de estar aqui.
“A nobreza do homem está em sentir gratidão pelas graças recebidas e gravá-las no seu coração.” Meishu Sama
Aos meus queridos pais aqui presentes: Zanilde Castro Sanches e José Firmino Sanches a minha eterna gratidão, sem vocês nada seria possível.
“A gratidão é o único tesouro dos humildes.” William Shakespeare
À minha amada esposa, Socorro Sanches, mulher sábia, incentivadora diária, parceira e amiga inseparável que escuta meus desabafos, suporta a minha raiva, frustração, irritação, tristeza, melancolia e também compartilha das minhas alegrias. Meu bem você é especial: minha linda dos olhos de mel.
“A gratidão e um sentimento de amor que eleva o espirito e nos une a Deus.” Zíbia Gasparetto
Aos meus filhos (Rafaelle, Fabielle, Danielle e Daniel), netos (Julie, Rafael e Leonardo Davi) e genros (Erlandson e Pablo), ao amigo Jorge Simas pela compreensão da ausência, tenham a certeza do meu amor incondicional a todos.
“A gratidão e um sentimento de amor que eleva o espirito e nos une a Deus.” Zíbia Gasparetto
Aos irmãos, primos, sobrinhos, tios, sogros, cunhados e, demais familiares minha estima e consideração.
A Renata você foi uma pérola, que encontrei no fundo do mar, para reunir todos os meus escritos em dez livros. Sem você nada disso teria sido possível. Meu especial agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho.
“Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior. ” Osho
A José Fernandes que prefaciou e deu a ideia de lançar a Tríade Sancheana; a José Viégas, editor e consultor, que também ajudou na escolha dos nomes para os livros; a José Neres, admirável escritor maranhense, apresentador deste evento e prefaciador do livro: No Fluir das Horas (em breve nas livrarias). Os três Josés, além de mim e do meu pai – vocês moram em meu coração.
“A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão. ” Alan Vaszatte
À professora Maria Ribamar Silva, conterrânea, mestre das letras, revisora dos livros, minha gratidão pelo cuidado e apego aos detalhes, sua solidária contribuição não tem preço, permanecerá eterna em minha lembrança.
À designer e diagramadora Caroline Rego que criou as capas, e desenvolveu toda a estrutura destes belos livros, estou muito feliz por ter a sua criatividade e inovação ao meu dispor. Para que possa compartilhar com os leitores suas belas criações.
“O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.” John Miller
Ao grande Vangleis Castro (que suspeito ser meu parente pela semelhança com o meu saudoso avô – Geraldino), agradeço pelo trabalho e dedicação na parceira com Caroline, para tornarem possível, essa beleza de obra, que todos irão apreciar. Meu muito obrigado.
Aos meus leitores e incentivadores diários, atribuo o maior de todos os meus feitos literários, porque alimentam o meu ânimo com feedback, comentários e incentivos. Destaco aqui dentre os presentes: Socorro Sanches, Sarafina, Ramon Vidal Gomez (ausente) e os colegas rosarienses que diariamente leem as minhas produções textuais, cronicas, poemas…. E à empresa maranhense BPSE – Business Partners Serviços Empresariais, que patrocinou a impressão de 100 exemplares do livro Colheita Peregrina. Minha querida Danielle Sanches, meu muito obrigado!
“Há apenas duas maneiras de responder à Graça: Gratidão e Generosidade. ” Ed René Kivitz
Aos amigos e conterrâneos Rosarienses, do grupo Todos Pela Arte e, a todos que diariamente visitam o meu site, nada dizem, nem comentam, mas estão lá todos os dias. Talvez nem saibam que a cada curtida ou visualização, reforçam o meu interesse pelo trabalho que realizo com muito amor, para multiplicar o que aprendi e, o que penso, e sobretudo compartilhar a minha história de vida, que também é sua. Visto que: das centenas de crônicas e poemas que escrevi – alguns dos aqui presentes são protagonistas – conto as histórias de vocês. Sou um eterno aprendiz e apaixonado pela literatura. Como disse Pablo Neruda, Benjamin Franklin e Issac Asimov: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias. “
“Ou escreves algo que valha a pena ler, ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever”
“Se o meu médico dissesse que eu tinha apenas seis minutos para viver eu não amuava, eu teclava mais rapidamente. ”
Minha eterna gratidão a todos que me permitiram chegar até aqui. Nunca esquecerei a minha origem.
Vocês não podem imaginar a minha satisfação em tê-los ao meu lado neste momento especial. Muito obrigado pela presença de todos. Que DEUS nos abençoe!
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” Epicuro
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 28 de setembro de 2019.