Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Recordo-me como se fosse ontem quando iniciei minha carreira como estagiário na área de Química Industrial nas Salas de Cubas – Redução do Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, em 1988, sob a supervisão de Nilson Ferraz e Haroldo Sousa. Foi o início de uma jornada incrível que me levou a conquistar posições de destaque e fazer parte de uma equipe de alta performance.

No ano seguinte, fui contratado pela empresa para trabalhar no Departamento de Meio Ambiente, onde tive a oportunidade de crescer profissionalmente e ocupar cargos desafiadores. Supervisionei as áreas de operação do aterro industrial, coleta, transporte e disposição de resíduos, manutenção de áreas verdes, viveiro de produção de mudas e paisagismo da fábrica. Mais tarde, assumi a responsabilidade pela segurança do trabalho de contratadas e atuei como supervisor de segurança da refinaria e redução, além de supervisor de higiene ocupacional e na interface de SSMA durante os projetos de expansão da redução AL3C e da refinaria ALREFU2.

Foram grandes realizações, intensa atividade produtiva e profundos conhecimentos adquiridos na laboriosa jornada de sucesso. Durante 27 anos, tive a honra de trabalhar na Alumar, uma empresa que era referência em Segurança do Trabalho em todo o Brasil e além-mar. Aprendi grandes lições para a vida e tive a oportunidade de trabalhar com profissionais incríveis.

Um deles foi Maurício Macêdo, que foi superintendente de Meio Ambiente e posteriormente gerente de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Ele me oportunizou crescimento profissional e juntos fizemos a diferença nas áreas em que atuamos. Ao finalizar o ciclo como empregado, continuei como prestador de serviços em treinamentos de SSMA pela Business Partners Serviços Empresariais – BPSE, empresa genuinamente maranhense com destacada atuação nas áreas de RH, DP, SSMA, Qualidade, Gestão de Pessoas e Negócios, Serviços e treinamentos diversos.

Hoje, ao receber uma foto daquele time de profissionais incríveis, sinto um grande orgulho de ter feito parte daquele grupo. A foto foi tirada na entrada da Alumar com os Diretores, Superintendentes, Gerentes e equipe líder de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA da época. É um registro valioso de uma época incrível da minha vida.

Desafio aos Leitores
– Quem sou eu na foto?
– Quais são os nomes dos demais protagonistas desse seleto grupo de profissionais de excelência?
Um forte abraço a todos que fizeram parte dessa jornada incrível. Agradeço a oportunidade de ter trabalhado na Alumar e ter feito parte de uma equipe de alta performance que deixou um legado duradouro.

Um Legado de Excelência
A Alumar é uma empresa que se destaca pela sua excelência operacional e compromisso com a sustentabilidade. Com mais de 40 anos de operação em São Luís, a empresa tem sido um importante ator no desenvolvimento econômico e social da região. A empresa tem um sistema de gestão integrado que engloba a gestão de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e gestão social, e foi estabelecida com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001.

São Luís, 11 de agosto de 2025.
José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências e da Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das Coisas que Vivi na Serra Gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando, O Voo da Fantasia, TROVOAR – Trovas para Inspirar e Sonhar (parceria), Momentos do Cotidiano. Participa de diversas antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS11.08.2025. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.


